Novembro 2003
   

Como anda o governo Lula depois de 10 meses

Economia crescendo e popularidade internacional, mas o índice de desemprego continua alto.

 

Apesar de várias críticas, das quais as principais vêem do Programa Fome Zero e de outros programas sociais prometidos e ainda não executados, o governo tem recebido uma nota regular entre a população. A popularidade de Lula, que era de 76,7% caiu para 70,6%, o que não deixa de ser uma elevadíssima taxa, mas demonstra um declínio da expectativa do povo em relação ao governo.

Contudo, em recente pesquisa realizada com a elite econômica e intelectual dos seis principais países da América Latina, Lula foi considerado o “queridinho da região”, recebendo o título de melhor presidente. Além da América Latina, Lula é muito bem visto na Europa, devido ao seu exotismo e sua capacidade de atender aos interesses da elite e de penetrar no imaginário popular. Sua projeção no mercado econômico mundial anda a bons passos, principalmente porque será a primeira vez, em onze anos, que o Brasil fechará sua conta com um superávit calculado em 3,6 bilhões de dólares, sendo o aumento das exportações o principal responsável por essa virada.

Para manter esse superávit é necessário continuar exportando muito e conservar o tripé formado pela manutenção da disciplina fiscal, regime de metas de inflação e dólar flutuante que vem conseguindo estabilizar a economia.

No lado social, o Programa Fome Zero sofre duras críticas, pois sua ajuda está sendo vista como esmola e esta solução paliativa não resolverá o problema da fome no Brasil. Todos nós sabemos que se a população tem trabalho ela terá o que comer e como se sustentar, e é isso que o povo brasileiro espera há muito tempo. O governo prometeu focar a questão do desemprego e está falhando nisso. Precisamos urgentemente de um Desemprego Zero!

Por Ianna Kobayashi
 
Designer by
Danilo de Sousa