Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes.
Por Andryw Marques
(andryw.neo@gmail.com)
Com a grande quantidade de músicas disponíveis atualmente na internet, Andryw Marques, juntamente com uma equipe do LSD, está investigando as preferências dos ouvintes a fim de facilitar suas buscas por novidades musicais e, possivelmente, o surgimento de um sistema de recomendação de novidades baseada nessa investigação. Confira mais detalhes sobre o projeto nesta edição!

Compartilhamento e download de músicas pela internet, Itunes, Youtube, Last.FM, Deezer e Spotify proporcionam uma facilidade de acesso a esse grande número de músicas. Porém, esta facilidade de acesso proporciona uma dificuldade na escolha de músicas relevantes para escutar. Fica uma verdadeira procura de uma agulha no palheiro. Diante de milhões de músicas disponíveis, fica complicado o ouvinte descobrir músicas que ele possa gostar.


Desta maneira, encontrar formas de guiar esta descoberta de músicas é importante tanto para o ouvinte, que terá uma satisfação e experiência maximizadas, quanto para as plataformas (ex: Deezer, Spotify ), que serão utilizadas em maior quantidade pelos ouvintes.


É nesse contexto que se insere a minha pesquisa de mestrado intitulada “Explorando as relações entre os aspectos de novidades musicais e as preferências pelos ouvintes”. Essa pesquisa investiga as preferências dos ouvintes para novidades. Uma novidade é uma música / artista que um ouvinte nunca escutou. Por exemplo, se um ouvinte nunca escutou a banda Coldplay ela é uma novidade para ele. Eu investigo as prefências de ouvintes do Last.fm (rede social musical) para novidades, baseados em dois aspectos das novidades: popularidade e familiaridade. Por exemplo, João gosta muito de forró. Mês passado ele escutou como novidades bandas de rock populares. Assim, neste mês ele preferiu novidades populares mas não familiares. Em outro mês ele escutou como novidades bandas de forró desconhecidas. Neste outro mês ele preferiu novidades familiares mas não populares. Entre outros resultados, descobrimos que existem diferentes grupos de usuários, com diferentes tipos de preferências para novidades. Isso abre portas para que futuros trabalhos construam, por exemplo, sistemas de recomendação de novidades utilizando estes diferentes grupos como base.


A equipe que estuda Computação e Música no Laboratório de Sistemas Distribuídos (LSD), é ainda formada por 1 estudante de Doutorado (Larissa), 3 estudantes de Mestrado (eu, Victor e Felipe) e 1 estudante de PIBIC (Karen), todos orientados pelo professor Nazareno Andrade.


As outras linhas de pesquisa em Computação e Música seguem desde criação de playlists musicais para festas e bailes dançantes (eventos com dançarinos amadores e profissionais) até social jukebox online (ambientes como o plug.dj que permitem um grupo de pessoas escolherem e escutarem músicas “juntas” em um ambiente virtual) e criação de playlists baseadas em diferentes paisagens musicais (onde cada paisagem seria um estilo musical diferente).


Junto com os professores Nazareno Andrade e Leandro Balby, foi publicado o artigo "Exploring the relation between novelty aspects and preferences in music listening" no ISMIR 2013 - International Society for Music Information Retrieval. A conferência foi em Curitiba, e ela tem Status A1 no Qualis da CAPES. Basicamente o artigo é o piloto da minha dissertação de mestrado.


Editado por: Maria Letícia Leôncio Barbosa.


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.