Torcer também exige cuidados
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
Nas comemorações de cada gol é preciso ficar atento: falar alto e gritar são hábitos que podem causar problemas, inclusive o câncer de laringe. Veja alguns cuidados para não ficar rouco durante o Mundial.








GOOOOLL!! É muito difícil controlar aquela vontade louca de gritar quando a seleção faz um gol, mas até para comemorar deve-se ter moderação. Assim como o narrador e outros profissionais que lidam diariamente com o esforço das cordas vocais, você também precisar ter um cuidado com a sua voz para não gerar problemas, alguns até graves.


Em abril de 1999, quando foi criada a I Semana Nacional da Voz no Brasil, eram registrados em média 8 mil mortes por ano causadas por câncer de laringe. Após a realização dessa campanha esse número vem caindo, além disso, comunidades científicas internacionais notaram uma repercussão positiva e uma grande abrangência dessa campanha, decidindo, portanto, adotar em 2003 a ideia de fazer do dia 16 de abril o Dia Mundial da Voz.





No Brasil a Semana da Voz havia sido criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da voz, os cuidados necessários para a sua manutenção e a qualidade de vida e informar sobre hábitos prejudiciais à saúde vocal, favorecendo o diagnóstico precoce de doenças como, por exemplo, o câncer de laringe.


Dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mostra que só na Paraíba a situação atual dos casos de Câncer de Laringe é a seguinte:









Ainda segundo o Instituto, no mundo, o câncer de laringe é o segundo do aparelho respiratório, sendo o mais comum entre os diversos tipos de câncer de cabeça e pescoço. A última estimativa mundial apontou a ocorrência de cerca de 160 mil casos novos por ano, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 83 mil pessoas por ano. O uso de tabaco é o principal fator de risco. Associado ao álcool, esse risco aumenta potencialmente. Outros fatores são: histórico familiar, má alimentação, situação socioeconômica desfavorável, inflamação crônica da laringe causada pelo refluxo gastroesofágico, HPV e exposição a produtos químicos, pó de madeira, fuligem ou poeira de carvão e vapores da tinta. Quando diagnosticado em estágios iniciais, o câncer de laringe possui um bom prognóstico com alto percentual de cura (de 80% a 100%).


É importante conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a voz durante a copa. Abusos como gritar exageradamente, tosse forçada, e até gargalhadas excessivas que podem gerar edemas, choques e traumas para as pregas vocais. Esses traumas podem provocar ardência na garganta, cansaço vocal, distorções na fala e até afonia (que é a perda total da voz, mesmo que temporariamente).


Cerca de 70% da população brasileira ativa é constituída de profissionais da voz, como os professores, atores, cantores e operadores de telemarketing. Portanto, aqui vão algumas dicas para você torcedor ou profissional que utiliza bastante de suas cordas vocais.


EVITE





  • Gritar ou falar durante muito tempo;


  • Mudanças de temperatura ambiental e locais com ar condicionado, pois o resfriamento resseca o trato vocal;


  • O choque térmico com bebidas geladas que causam edema e muco nas cordas vocais.


  • Bebidas alcoólicas, sprays, pastilhas e drops;


  • Pigarrear ou tossir, pois este hábito promove atrito entre as cordas vocais;


  • Exposição à poeira, gás e cheiros muito fortes;


  • Fumar, pois irrita a mucosa do aparelho fonador, especialmente as cordas vocais.



  • DICAS


  • Comer maçã. Ela tem poder adstringente, ou seja, limpa todo trato vocal;


  • Beber bastante água, principalmente em ambiente com ar condicionado e durante e depois do uso profissional da voz, para hidratar as cordas vocais;


  • Manter a postura ereta enquanto estiver usando a voz, porém relaxada;


  • Cuidar da saúde como um todo, pois qualquer problema no seu corpo pode influenciar na produção da sua voz;


  • Realizar exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal orientados por um fonoaudiólogo, principalmente no momento que antecede o uso profissional da voz.


  • E a qualquer sinal de problemas, como dores na garganta, rouquidão, cansaço ao falar, tosse, pigarro ou dificuldade para engolir, procure um médico Otorrinolaringologista. A prevenção continua sendo a melhor opção para uma vida saudável. Cuide da sua voz e bons jogos!!




    Referências Bibliográficas


    http://www.inca.gov.br/estimativa/2014/mapa.asp?ID=28


    http://noticias.r7.com/blogs/vanessa-pedrosa/tag/semana-da-voz-dia-mundial-da-voz-sociedade-brasileira-de-fonoaudiologia-cuidados-com-a-voz/


    http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal84/saude_fono_voz.aspx


    http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/16/campanha-alerta-populacao-para-cuidados-com-a-voz.htm


    Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
    Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.