Euricelia Wanderley
Por Euricelia Wanderley
(euricelia@gmail.com )
"Dizer que a passagem pelo DSC marcou decisivamente a minha vida seria um começo”

Para começo de estória, afora o lado acadêmico, estou casada há quase 15 anos com outro egresso do curso e muitos dos fortes laços de amizade que permanecem até hoje foram tambem estabelecidos durante o período de graduação em Ciência da Computação em Campina Grande.


Comecei o curso em 1992 e, diferente de alguns dos meus colegas de turma que já tinham bastante experiência na área, eu nunca havia usado um computador na vida. Mas apesar da enorme ignorância no assunto, estava muito certa de que faria computação, me especializaria em inteligência artificial e seguiria carreira acadêmica. Engraçado pensar em quanta coisa mudou.


Meus primeiros contatos com aquele mundo que era totalmente novo foram guiados pelo queridissimo professor Camilo e pela admirada professora Fatima Camelo, que seria minha orientadora durante 3 anos no grupo PET. Naquela época, a situação dos laboratórios não era das melhores. Havia um laboratório de XTs bastante precário no NPD.,A professora Fátima nos acolheu muitas vezes em sua casa para que usássemos os seus computadores para os trabalhos do PET.


Durante a graduação, tínhamos uma turma de amigos fantástica, formada por alunos de vários períodos. Fizemos muitas coisas divertidas juntos, desde os lanches nos intervalos de aula em Dona Rosa, até festas na casa de um e de outro e também viagens.

Terminada a graduação, eu estava absolutamente certa de que gostaria de iniciar o mestrado e, assim o fiz. Decidi pela UFPE na época porque queria buscar novos desafios e, imaginei, que um novo ambiente seria ideal para atingir estes objetivos.


Após o mestrado, entretanto, decidi que já não estava tão certa de que queria seguir carreira acadêmica com dedicação exclusiva; embora a sala de aula e a pesquisa sempre tenham me fascinado e ainda me fascinem e tenha tido várias oportunidades de lecionar em regime de tempo parcial. Comecei então a minha vida profissional e, logo, logo, serão 20 anos. Já passei por várias áreas dentro da Techonologia da Informação e um dos desafios é que gostei de praticamente todas.


Estamos no Canadá desde 2003 e posso dizer com segurança que nossa base acadêmica está certamente à altura daqueles que concluem suas graduações em outros países. Nos últimos anos, tenho atuado na área de arquitetura de TI, principalmente arquitetura de soluções e arquitetura empresarial. Particularmente, acho a área fascinante porque há constante necessidade de pequisa aliada à aplicação de conhecimentos técnicos e de negócio.


Lembrarei sempre com muito carinho do DSC, dos professores, do ambiente, dos muitos amigos, muitos deles inclusive hoje professores e contribuindo para a transformação tão significativa que aconteceu nestes últimos anos. Fico sempre muito feliz em ouvir as notícias de sucesso vindas daí.


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.