Entrevista com Victor Souza, aluno do curso de ciência da computação da UFCG, a respeito de estágios em grandes empresas.
Por Marcos Antônio Silva Nascimento
(marcos.nascimento@ccc.ufcg.edu.br)
Dando continuação as entrevistas do ano, o aluno do curso de ciência da computação da UFCG, Victor Souza, fala a respeito de sua experiência em estágios em grandes empresas.






Grupo PET - Olá Victor Souza. Inicialmente, conte-nos um pouco a seu respeito.


Victor Souza – Oi! Sou natural de Campina Grande, teoricamente no 5º período de Ciência da Computação da UFCG. Fiz um ano de intercâmbio na Alemanha antes de começar a universidade, cursei dois anos de Elétrica e mudei pra Computação em 2012. Estou nos Estados Unidos pelo Ciência sem Fronteiras desde Agosto do ano passado, tendo feito dois semestres em Cornell e agora começando um estágio no Facebook.


Grupo PET - Como surgiu o seu interesse pela Ciência da Computação?


Victor Souza – Viajei logo após o 3° ano e só a UFPB permitia trancar a matrícula e passar um ano fora sem ter cursado período algum, fiz dois períodos de Elétrica na UFPB antes de me transferir pra UFCG. (Fiz mais dois períodos de Elétrica na UFCG). Desde pequeno, tenho muito contato com o computador e muito interesse pelas coisas da área. Pela grande fama do CEEI, sabia que já estava no lugar certo, restando somente escolher o curso. Acabei escolhendo "errado" e fazendo quatro períodos de Elétrica, até criar coragem para mudar de curso e focar no que eu queria, que era desenvolvimento de software.




Grupo PET - Quais são suas expectativas profissionais para um futuro após conclusão da graduação?


Victor Souza – Estou gostando bastante do Vale do Silício aqui na Califórnia nos Estados Unidos, as duas opções que me vem à mente no momento são tentar vir trabalhar por aqui ou adiar um pouco e fazer mestrado.


Grupo PET - O que o motivou a participar de estágios?


Victor Souza – Acredito que é o caminho de menor resistência para trabalhar em empresas grandes. São um atrativo imenso no currículo e uma ótima maneira de ver de perto como essas empresas funcionam.


Grupo PET – Como surgiu a oportunidade e como foi participar do estágio no Facebook? Que experiências essa oportunidade te proporcionou?


Victor Souza – Pouco depois de começar meu ano do Ciência sem Fronteiras nos Estados Unidos, houve uma grande "Feira de Carreiras" na minha universidade. Tive a felicidade de estar em uma universidade bastante renomada (Cornell University), então todas as empresas grandes de tecnologia tinham representantes lá coletando currículos, à procura de alunos. Uma dessas empresas foi o Facebook, e após duas entrevistas - uma ainda na universidade e outra no escritório deles, na Califórnia - recebi a proposta para o estágio. Comecei há pouco tempo, no final de Maio, e estou aprendendo bastante, definitivamente impressionado com a cultura da empresa. Todo mundo é amigável e não há cerimônia e corporativismo para absolutamente nada. É comum cruzar com Mark Zuckerberg (CEO/celebridade/podre de rico) e esperar na fila para algum restaurante do lado dele. Estou constantemente rodeado por pessoas extremamente inteligentes e capazes, das melhores universidades do mundo.


Grupo PET – Como você ingressou e como foi participar do estágio na empresa SimpleCV por meio do Google Summer of Code? Quais experiências foram adquiridas?


Victor Souza – O estágio no SimpleCV foi na verdade a participação em duas edições do Google Summer of Code. O processo de seleção é longo e recomenda-se procurar as oportunidades o mais cedo possível (bem antes do período de submeter as inscrições). O primeiro passo foi escolher com o que e onde trabalhar. Como estava pagando Programação I optei em trabalhar com Python, assim que divulgaram a lista de organizações aceitas para o GSoC 2012, procurei alguma organização que se adequasse ao que eu queria. Depois de pesquisar e comparar bem as opções, escolhi apostar todas as fichas no SimpleCV, que é um framework open-source para Visão Computacional. O segundo passo foi o mais importante: integrar-se à comunidade. Com um “empurrãozinho” de alguns colegas, quebrei a cabeça por um bom tempo até conseguir produzir alguns patches para a biblioteca. Implementei algumas coisas básicas e fui ganhando o reconhecimento dos mentores, além de experiência dentro do projeto. Quando o período de submissão das propostas tinha começado, eu já estava com minha proposta quase pronta e com o apoio de um mentor, que já mostrava interesse no meu trabalho.


Grupo PET - Quais dicas você daria para alguém que está buscando um estágio, ou começando a estagiar e quer ter sucesso?


Victor Souza – Na minha opinião, os dois caminhos mais interessantes para estágios e sucesso em geral são: open-source, brincando com projetos e com um objetivo maior de fazer o Google Summer of Code, e maratonas de programação (todo mundo já sabe do trabalho do professor Rohit e da disciplina de Algoritmos Avançados). Para mim, foi crucial a influência do CGHackspace desde o ingresso no curso. O convívio com colegas mais experientes e a curiosidade por trás da filosofia do local me estimulou bastante, e, por incrível que pareça, esse tipo de experiência tem altíssimo valor no currículo e é de interesse de muitas empresas; mostra paixão pela Ciência da Computação.


Grupo PET – Victor Souza, obrigado pela entrevista. O grupo PET deseja muito sucesso na sua vida profissional e no curso.


Victor Souza – Obrigado!


Se você tiver gostado, compartilhe com seus amigos! Não se esqueça também de curtir e compartilhar nossa página no Facebook.


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.