Cientistas do MIT e da Nasa levam conexão Wi-Fi para a Lua
Por Ana Luiza Motta Gomes
(ana.gomes@ccc.ufcg.edu.br)
Cientistas conseguiram transmitir sinal de internet Wi-Fi entre a Terra e a Lua. E a conexão provavelmente é melhor do que a que você paga para ter em sua casa.

Um ambiente Wi-Fi é aquele que contem internet sem fio, a qual, qualquer pessoa pode conectar-se através de um dispositivo móvel. Tais ambientes se tornaram tão frequentes, que virou quase uma obrigação as lojas e restaurantes oferecerem internet sem fio gratuita. Entretanto, um lugar que acabara de receber internet sem fio através de Wi-Fi deve nos impressionar: pela primeira vez, cientistas demonstraram que é possível rotear o sinal de internet atráves dos milhares de quilômetros que separam a Terra da Lua.

O Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Americana (Nasa) se uniram na missão de estabelecer uma conexão em 384,4 mil quilômetros de distância. Para isso, eles usaram quatro telescópios de 6 polegadas no Novo México (estado americano) para enviar sinais a um receptor montado num satélite que está na órbita da Lua. É preciso mais de uma fonte porque não há garantias que um único sinal chegue ao receptor; quatro deles aumentam essas chances.

“É duplamente difícil ir além da atmosfera, porque a turbulência pode dobrar a luz, causando um rápido desvanecimento ou quedas do sinal para o receptor” afirmou em nota Mark Stevens, um dos pesquisadores do Laboratório Lincoln do MIT, que conduziu a pesquisa.

Para fugir das interferências, os pesquisadores usaram quatro transmissores localizados no Novo México. Esses transmissores enviaram sinal para um receptor na órbita da Lua. Esse aparelho, possuía um telescópio embutido que coletava o sinal para retransmiti-lo para fibras óticas similares às usadas na Terra. A partir daí a conexão era amplificada 30 mil vezes. Outro aparelho convertia os pulsos de luz em estímulos elétricos, que eram transformados novamente em bits. São esses bits que contém as mensagens enviadas por meio da internet.

Os pesquisadores conseguiram enviar dados a uma taxa de 19,44 Mbps, e quem estiver na Lua pode fazer download a incríveis 622 Mbps.

Referências

http://www.techtimes.com/articles/7937/20140603/moon-the-next-wi-fi-hotspot-for-earth.htm

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42270/42270


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.