Seja seu próprio patrão
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Em edições anteriores, pudemos conhecer um pouco das opções para quem acaba de se formar em computação e as melhores empresas para se trabalhar. Agora vamos conhecer melhor as razões para criar sua própria empresa.

Já pensou?

Já pensou em ser seu próprio patrão? Cumprir e criar seus próprios horários e regras? Ser um empreendedor? Parece tentador não? Não é tão fácil assim, mas também não é impossível. Seguramente é muito mais fácil seguir as regras do que criá-las. Um empreendedor deve ter disciplina, ser ousado, corajoso, ter capacidade de liderança e muito mais. Sobretudo um empreendedor deve saber inovar.



Por que ser um empreendedor em TI?

Para um aluno de Ciência da Computação pode ser uma ideia muito distante a de se tornar um empreendedor, já que não temos uma formação tão abrangente na área gerencial. Assim, provavelmente teria muita dificuldade para entrar no mercado, lidar com os problemas burocráticos que um administrador, por exemplo, não teria. Mas, a grande vantagem de ser da área é o conhecimento técnico, é saber do que o mercado precisa na sua área, o que provavelmente um administrador não domina.


Um empresário com formação em TI saberá estipular prazos com base em sua experiência em certas atividades, deve saber selecionar melhor seus programadores e conhecer de forma profunda o mercado de TI.


A área de TI, também é bastante conhecida por ser constituída de pessoas jovens, cheias de energia e dispostas a aprender. O que torna muito mais fácil a gestão de uma empresa. Além disso, nada impede que o empreendedor tenha outro emprego, desde que consiga conciliar suas funções.



Algumas vantagens:

• Computação é bastante versátil e te permite trabalhar em praticamente todas as áreas de atuação e você pode escolher.

• O custo inicial de uma empresa de software é muito baixo. Pode ser até 0, dependendo do negocio.

• Capacidade de abrangência com o mercado global. Pois é muito fácil divulgar os produtos na rede.



Desvantagem:

Uma grande desvantagem é a rápida mudança no mercado de softwares, linguagens e dispositivos. Mas se o empreendedor for atualizado nas tendências tecnológicas, isso pode se tornar uma vantagem no seu negocio. Para isso é necessário sempre participar de cursos, feiras tecnológicas e eventos de TI, para sempre estar atualizado, pois o mercado de TI é muito volátil e esse é o grande desafio.



Expectativa do Mercado

O mercado brasileiro de TI (que inclui Software, Serviços e também Hardware) faturou US$ 61,6 bilhões no ano de 2013. Esse total representou um avanço de 15,4% na comparação com 2012, mais de três vezes a média global. Os dados fazem parte de estudo da IDC, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).


O Brasil chegou a 3% do mercado global (US$ 2,05 trilhões) e ficou em 7º lugar entre os países que mais gastam com tecnologia.


Nas próximas edições dessa coluna vamos conhecer um pouco melhor sobre esta carreira de empreender em informática e saber como se tornar um empresário nessa área .


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.