Abril 2003
   

Novo horário do Curso de Computação
Apesar da boa proposta de horário para os graduandos de Computação, por falta de salas disponíveis durante a manhã, o novo horário não pode ser aprovado (ainda...).

Depois de reclamações por parte de alunos que se sentiam prejudicados quanto a sua ocupação quase que integral a um curso diurno, a coordenação do curso pensou em uma modificação de horários das disciplinas oferecidas pelo departamento, fazendo com que a graduação possa desfrutar de uma manhã totalmente preenchida e o restante do dia livre, podendo assim aproveitá-lo para a dedicação de outras atividades mais úteis que aqueles "buracos" que eventualmente temos durante o dia neste horário que dispomos.


Então o DSC, em Reunião Departamental, propôs a mudança do horário dessas aulas. A proposta apresentada pela Coordenação é que todas as aulas fossem oferecidas apenas no turno da manhã, iniciando às 7h e terminando às 13hs. Com isso teríamos aulas com três horas de duração, pois essa mudança ocorreria só no departamento de Computação, o que implicaria no encaixe dos horários das disciplinas do DSC com as de outros departamentos. As aulas dos horários habituais tiveram que ser divididas entre horários de 7 às 10hs ou de 10 às 13hs, mas com um intervalo de 15 minutos nessas aulas, para não ficar muito cansativo, tanto para professores quanto para nós alunos, e por serem, a maioria das disciplinas, de 4 créditos (4 horas de aulas semanais) teríamos uma outra aula com 1 hora de duração.


O coordenador e Prof. Camilo Lélis juntamente com o vice-coordenador, Prof. Dalton Serey, elaboraram esse horário possibilitando e pensando em um melhor aproveitamento do tempo que os graduandos dispõem, mas vimos discussões sobre algumas dúvidas quanto ao suposto novo horário. Então fomos falar com o coordenador para acabar de vez com essas dúvidas:

PETNews: O novo horário foi aprovado?

Camilo: Não. Por questão da quantidade de salas disponíveis para o DSC na parte da manhã não foi possível a mudança de horário, mas fica a possíbilidade de lutarmos com Pró-Reitoria para nos disponibilizar duas salas para o departamento. Queremos marcar uma reunião de departamento para ainda esta semana para lutarmos para a disponibilização de duas salas para efetivar a mudança do horário, quando souber do dia e hora desta reunião eu mando e-mail para a graduação para quem tiver interesse possa participar e lutar por esse benefício, através de um representante dos alunos, pois ainda temos a chance, se conseguirmos salas, de realizar essa mudança de horário ainda para o próximo período.

PETNews: Camilo, quando se pensou nessa modificação, foi pensado na didática quanto a se passar 3 horas, apesar da pausa, assistindo uma aula?

Camilo: Sim, foi pensado. Mesmo na reunião departamental foi comentado esse assunto, que ficou em discussão, pois apesar de não ter uma "pré-aprovação" desta didática, os ganhos seriam maiores que as perdas de tempo que os graduandos têm durante um dia de aula, ou seja, o cansaço causado por 3 horas seguidas de uma mesma aula seria semenlhante a ter um dia com aulas pela manhã e à tarde.

PETNews: O Caesi se pronunciou por não ter sido informado previamente sobre essa mudança, para também dar sua opinião quanto a isso e participar da decisão. Isso aconteceu e por que ?

Camilo: De fato, o Caesi não foi informado sobre a reunião que abordou este assunto, mas o que foi decidido foi que a coordenação teria o aval para pensar em uma forma de modificar o horário hoje disponível para a graduação, mas a reunião departamental é aberta aos alunos do curso e eles podem participar das votações, como já foi informado, através de um voto do representante do alunado.

PETNews: Alguns alunos comentaram sobre o aumento de choques de cadeiras. Você acha que com esse horário vai aumentar a possibilidade de choques para quem não está na grade curricular ?

Camilo: Essa mudança de horário pode aumentar sim a probabilidade de choques de cadeiras, mas é irrelevante esse aumento pois, mesmo com este horário sempre nos deparamos com graduandos reclamando de alguns choques de disciplinas de períodos diferentes, que por não serem pré requisito uma da outra evetualmente estam no mesmo horário, então esse problema dificilmente seria solucionado ou agravado.

Por Amanda Saraiva