Abril 2003
   

easYProcess
Em entrevista realizada com Francilene, orientadora do YP, o PETNews esclarece o que é o processo de desenvolvimento de software YP


PETNews: O que é o easYProcess ?

O easYProcess é um tutorial baseado em práticas e tem como meta apresentar o processo para desenvolvimento de software a ser adotado pelas disciplinas do Curso de Ciências da Computação do DSC.
O tutorial deverá endereçar práticas de engenharia de software aplicando técnicas de modelagem e geração de artefatos baseadas em Agile Modeling (AM), Rational Unified Process (RUP), e eXtreme Programming (XP). O processo de software do DSC deverá cobrir aspectos do processo de desenvolvimento baseado nestes três modelos, incluindo tanto as etapas de desenvolvimento como da produção.


PETNews: O que levou a geração do mesmo?

Em tempos passados a metodologia de desenvolvimento de software estava sobre a responsabilidade única e exclusiva do professor, que utilizavam processos já existentes no mercado, por tanto veio à necessidade de implementar uma única abordagem a ser adotada. Desta forma os professores têm uma conduta a seguir, pela qual está voltada para o meio acadêmico. O easYProcess tem sido visto com bons olhos pelos professores do DSC, que afirmam ser uma ótima iniciativa.


PETNews: Onde será aplicado?

O easYProcess será aplicado em todas as disciplinas do Curso de Ciência da Computação do DSC que tem um projeto a ser realizado. O início da aplicação do mesmo tem previsão para o próximo período (2003.1).

PETNews: Como está se desenvolvendo o YP?

O easYProcess é um projeto desenvolvido por um grupo de nove alunos da graduação do curso de Ciência da Computação sob a orientação Francilene. O grupo dedica uma carga horária média de 6 horas semanais com duas reuniões de duas horas cada. O desenvolvimento do easYProcess utiliza uma forma criativa de trabalho onde, em alguns momentos, os participantes foram divididos em sub-grupos o qual tinham que defender seus interesses, desta forma o grupo pode avaliar melhor os resultados e aplicá-los de maneira eficiente.


PETNews: Quanto do processo está efetivamente desenvolvido?

O easYProcess está aproximadamente com setenta por cento de seu desenvolvimento concluído, que corresponde a quase totalidade da parte de pesquisa e evolução do projeto. Restando apenas a apresentação para a comunidade acadêmica.

Por Marcus Vinicius