Abril 2003
 

 


Micarande ou Abril Pro Rock?
Saiba um pouco mais sobre a Micarande e o Abril Pro Rock, dois grandes eventos do mês de abril. E, de acordo com suas preferências musicais, escolha o melhor e se divirta.

Dois eventos importantes neste mês são: A Micarande e o Abril Pro Rock. Aqui em Campina, um evento para quem curte axé, frevo, samba, maracatu e forró. Para quem não gosta tem a opção do pop-Rock em Recife. Façam suas escolhas e depois é só curtir.

Micarande

A Micarande surgiu em 21 de abril de 1989 com o bloco Galo de Campina e o Bloco da Saudade. Esse ano a Micarande completa 14 anos de existência. Ela é organizada pela prefeitura de Campina Grande sendo o segundo foco do turismo da cidade perdendo apenas para o São João.
Em Campina não há carnaval e, a partir do esvaziamento da cidade nessa época, surgiu a idéia de se fazer um carnaval na cidade mesmo que fora de época. A Micarande foi a primeira micareta fora de época criada e, inspirado na mesma, é que surgiram as demais micaretas fora de época no país.
Além de uma festa, a Micarande é uma grande geradora de emprego e renda para muitas pessoas, desde a construção da estrutura do evento, até a venda de produtos de consumo ou lembranças para os turistas, passado pelos hotéis, pelos restaurantes e lojas.
Uma característica que torna a Micarande diferenciada é o fato de que não é só o axé o estilo musical tocado durante os dias de folia. Existem blocos de frevo, samba, maracatu e, como não podia faltar em campina, o forró. Inclusive, no final do percurso, todo ano, tem-se um trio de forró para recepcionar os foliões com o autêntico forró pé-de-serra.
Este ano a Micarande ocorrerá nos dias 3, 4, 5 e 6 de abril e contará com a participação de artistas como: Chiclete com Banana, Asa de Águia, Babado Novo, Timbalada, Patchanka e Capilé. Não podendo deixar de falar dos blocos tradicionais Zé Pereira e o Bloco da Saudade.
Página do evento para maiores informações: www.micarande.com.br

Abril Pro Rock

O Abril Pro Rock é o mais importante Festival de música pop do Brasil, de acordo com a crítica especializada. Ele nasceu com o objetivo de divulgar para o Brasil e pro mercado fonográfico, a produção musical de Pernambuco.
Neste evento já tiveram nomes como: Chico Science & Nação Zumbi, Gabriel, o pensador, Skank, Raimundos, Mundo Livre s/a, Planet Hemp, Pato Fu, Paralamas do Sucesso, Arnaldo Antunes, O Rappa, Sepultura, Mestre Ambrósio, entre outros.
A primeira edição aconteceu em 1993, em um domingo, no extinto Circo Maluco Beleza, com 12 bandas locais e o Maracatu Nação Pernambuco. Depois disso, nunca mais a cena local foi a mesma.
Em 1996, o festival alcançou nível internacional trazendo a banda belga dEUS. A partir daí, várias outras bandas internacionais já se apresentaram no evento, tais como: os escoceses do Bloco Vomit, os colombianos do Aterciopelados, representando no Festival a cena alternativa latina, o Soulfly, dos EUA, The Mission, banda inglesa dos anos 80, Stephen Malkmus, vocalista da banda alternativa americana, Pavement, os argentinos do Attaque 77 os ingleses do The Charlatans.
Ao longo desses 10 anos, o Abril Pro Rock já teve 247 shows, dos quais 71 de bandas pernambucanas, 172 de artistas de outros estados do Brasil e 14 de atrações internacionais.
Nos últimos anos cresceu consideravelmente a quantidade de pessoas de outros estados que vão em excursões assistir o Festival.
A décima primeira edição do Abril Pro Rock acontecerá no Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 11, 12 e 13 de abril.
Página do evento para maiores informações: www.abrilprorock.com.br

Por Renata França de Pontes