Abril 2003
   

Assistência estudantil na UFCG
A assistência estudantil vai muito além do RU e Residência Universitária

No mês passado, a comissão de mobilização da assistência estudantil, formada por alguns moradores da residência universitária e alunos do movimento estudantil geraram uma grande discussão sobre a assistência estudantil na UFCG. Logo depois dessa iniciativa, o diretório central dos estudantes promoveu o I ciclo de debates sobre o assunto. Na oportunidade, professores da UFRN e UFPE responsáveis pelo pela assistência estudantil nas respectivas universidades explanaram como funciona o programa em suas universidades.

A assistência estudantil vai muito além do restaurante e residência universitária oferecida aos estudantes na nossa instituição. A assitência seria políticas para garantir a permanência durante a vida acadêmica e oferecer melhorias na qualidade de vida dos estudantes. E essas políticas vai desde um abrigo para aqueles que comprovadamente não têm condições de sustento até o incentivo em projetos de pesquisa, ensino, cultural e muitos outros.

Em Pernambuco, a quantidade de estudantes contemplados com a assitência estudantil chega a ser quatro vezes mais do que na UFCG. Na residência pernambucana, os moradores possuem sala de estudos, aulas de informática e alguns são contemplados com bolsas de estudo. Infelizmente, desde 1996 o restaurante foi fechado, porém há uma comissão analisando a reabertura com novas políticas de acesso. Já no Rio Grande do Norte, além da residência para graduandos, há residência para pós-graduandos e os moradores das residências possuem acesso ao restaurante gratuitamente.

Infelizmente, a política da assistência estudantil na UFCG é muito inferior as adotadas nas universidades citadas.A nossa residência universitária está imprópria para moradia desde Abril de 2002, segundo a defesa civil.O número vagas para moradores corresponde aproximadamente 1% dos estudantes do Campus de Campina Grande. Apesar de toda a situação precária, a média do desempenho dos residente supera o da universidade. E a informação passada para os estudantes é que não há verba garantida para a manutenção do restaurante.

A luta em defesa da assistência estudantil não se resume apenas aos residentes ou quem usufrui do RU, a luta certamente é de todos. Todos aqueles que tem a oportunidade dada pela sociedade de obter uma formação profissional e tem a responsabilidade de transformar a universidade num universo coletivo em busca da melhoria da qualidade de vida da nossa sociedade.

Por Giselle Regina