Abril 2003
   

Web Services
Saiba o que está por trás desta tecnologia e quais as perspectivas futuras

Web Services, ou serviços web, é um conjunto de padrões que prometem interoperabilidade entre sistemas desenvolvidos em plataformas distintas de hardware e software e, levar a informação ao usuário, pela internet, como um serviço.
Imagine uma compra realizada num site de comércio eletrônico nos Estados Unidos, se web services estiverem sendo utilizados, o usuário poderá acompanhar o status do seu pedido desde a saída do estoque até a chegada do produto na transportadora da sua cidade, sem perceber que nem todas as informações de status estão no site de comércio eletrônico.

Um conjunto de padrões serve de base para web services, veja quadro abaixo:

XML(eXtensible Markup Language) – especificação criada pelo W3C para estruturar dados em documentos da web. Define regras para escrever os documentos de forma que se tornem legíveis para o computador e possam ser abertos em qualquer plataforma de hardware ou software sem ser reescritos.
WSDL (Web Services Description Language) - linguagem baseada em XML utilizada para descrever as capacidades de um web service como ponto final de comunicação habilitado a trocar mensagens. WSDL é a linguagem utilizada pelo UDDI.
SOAP (Simple Object Access Protocol) – protocolo baseado em XML projetado para a troca de informação num ambiente distribuído. Para aplicações que não se pretendem reescrever, funciona como um envelope que define a estrutura para descrever o que está numa mensagem e como processá-la.
UDDI (Universal Description, Discovery and Integration) – conjunto de registros que fornecem informação sobre um serviço e sua interface. Por meio dos registros no diretório UDDI(www.uddi.org), uma empresa descobre quais são as interfaces oferecidas para fazer comércio eletrônico com outra companhia, por exemplo.

Assim, podemos dizer que web services é um serviço de software disponibilizado on-line, descrito via WSDL, registrado via UDDI e acessado via SOAP.
Como esta tecnologia ainda está em desenvolvimento, vários mecanismos ainda não estão maduros e padronizados, como por exemplo, a segurança (autenticação e autorização). Mas os padrões de segurança SAML (Security Assertion Markup Language) e o WS-Security devem se firmar no mercado de TI ainda este ano.
Os ambientes de desenvolvimento J2EE (Sun) e .Net (Microsoft) são as ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento destas aplicações. Ainda não há um consenso sobre qual ambiente é o melhor.

Um estudo recente do Gartner afirma que as empresas precisarão, em 2003, de muitos profissionais de TI com experiência em web services, mas esta transição para as chamadas arquiteturas orientadas a serviço (SOA’s) será difícil devido à falta de profissionais habilitados.
O estudo afirma também que existem 2 perfis profissionais para trabalhar com web services. Um composto por profissionais capacitados em desenvolvimento em linguagens como Visual Basic, Cobol, Java e C#. E outro formado por profissionais com conhecimento especializado em transformar a arquitetura de software em SOA.
Web services promete muito, talvez seja importante preparar-se.

Prós:
- troca de informações entre aplicações de qualquer plataforma;
- baseado em padrões abertos;
- infra-estrutura para adoção está pronta (HTTP, TCP/IP);
- reutilização de código velho sem ter de escrever nada novo.
Contras:
- padrões de segurança ainda não estão bem definidos;
- ainda não tem definição para transações distribuídas;
- consome mais banda no tráfego da internet.

Por Danilo de Sousa