Abril 2003
   

A guerra imperialista de Bush
Declarada a guerra de Bush com os povos Iraquianos e todo o mundo

Dia 20 de Março de 2003, dia de mais um ataque estadunidense contra a humanidade. Ao mesmo tempo em que o Iraque tremia com os poderosos ataques anglo-americanos, o ditador George W. Bush anunciava o início da guerra com um cuidadoso penteado conservador.


Para os norte-americanos, não basta ser super-heróis de revistas em quadrinhos, eles desejam isso na vida real, considerando-se o defensor universal da integridade e liberdade dos povos. O perigoso argumento da luta contra o terrorismo fez o mundo assistir de camarote as imposições imperialistas de Bush, com uma das regiões petrolífera mais cobiçada do mundo, o Iraque. Provando mais uma vez, que podem agir arbitrariamente em qualquer parte do mundo, de acordo com seus interesses. O pequeno Bush, como é chamado por Saddam Hussein, desmoralizou a ONU e todos os países que de alguma forma posicionou-se contra a guerra.
Cidadãos do mundo inteiro saíram as ruas clamando por respeito aos povos Iraquianos, com esperanças que tudo fosse resolvido com diplomacia. Mesmo assim, o “Império norte-americano” seguiu em frente a sua marcha pelo domínio do petróleo Iraquiano.


Mestres da propaganda, o governo Bush tenta isolar os americanos das reais intenções da guerra e seus resultados, mostrando apenas o que induz o apoio à guerra. Com receio de que as imagens e documentários reais resultasse em protesto contra a guerra, como foi a do golfo em 1991, a mídia e o governo fizeram um inescrupuloso acordo para exibir apenas as vitórias anglo-americanas. O que certamente impulsionará o apoio às medidas tomadas por Bush no país.


O escritor uruguaio Eduardo Galeano escreveu a Folha de São Paulo: "Quem elegeu Bush presidente do planeta? A mim, ninguém chamou para votar nessas eleições. E a vocês”. Não precisa de eleição, pois nem a eleição do seu país ele foi capaz de respeitar. O fato não é a defesa a Saddam Hussein, mas a liberdade dos povos de todo o mundo.Por que depois ficará a pergunta: quem será o próximo alvo dos norte-americanos imperadores do mundo??

Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros".
Ernesto Che Guevara

Por Giselle Regina