Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objeto

Programa

1. Introdução à Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objeto

1.1 Análise e projeto orientados a objeto (Capítulo 1 do livro de Larman)
1.2 Introdução a um processo de desenvolvimento (Capítulo 2)
1.3 Modelos e artefatos (Capítulo 3)

2. Fase de Planejamento e Elaboração

2.1 Estudo de caso: Terminal Ponto de Venda (PDV) (Capítulo 4)
2.2 Entendendo requisitos (Capítulo 5)
2.3 Use cases: descrição de processos (Capítulo 6)
2.4 Priorização de use cases (Capítulo 7)

3. Fase de Análise 1

3.1 Elaboração de um modelo conceitual (Capítulo 9)
3.2 Modelo conceitual: adição de associações (Capítulo 10)
3.3 Modelo conceitual: adição de atributos (Capítulo 11)
3.4 Construção do glossário (Capítulo 12)
3.5 Comportamento dinâmico: diagramas de sequência (Capítulo 13)
3.6 Comportamento dinâmico: contratos (Capítulo 14)

4. Fase de Projeto 1

4.1 Da análise ao projeto (Capítulo 15)
4.2 Projeto arquitetural (Capítulo 22)
4.3 Descrição de use cases reais (Capítulo 16)
4.4 Diagramas de colaboração (Capítulo 17)
4.5 Padrões para atribuir responsabilidades (Capítulo 18)
4.6 Projeto de soluções com objetos e padrões (Capítulo 19)
4.7 Visibilidade (Capítulo 20)
4.8 Diagramas de classe para a fase de projeto (Capítulo 21)
4.9 Esquema de banco de dados e mapeamento OO-Relacional (Capítulo 38)

5. Fase de Implementação

5.1 Mapeamento do projeto para código (Capítulo 23)
5.2 Programa exemplo em Java (Capítulo 24)
5.3 Testes de unidade
5.4 Adicionando uma interface com o usuário

6. Fase de Análise 2

6.1 Escolha de requisitos da segunda iteração (Capítulo 25)
6.2 Relacionando múltiplos use cases (Capítulo 26)
6.3 Extensão do modelo conceitual (Capítulo 27)
6.4 Generalização (Capítulo 28)
6.5 Organizando o modelo conceitual com packages (Capítulo 29)
6.6 Refinamento do modelo conceitual (Capítulo 30)
6.7 Modelo conceitual no estudo de caso (Capítulo 31)
6.8 Comportamento do sistema: Diagramas de sequência e contratos na Segunda Iteração (Capítulo 32)
6.9 Comportamento do sistema: Diagramas de estado (Capítulo 33)

7. Fase de projeto 2

7.1 Polimorfismo
7.2 Interfaces
7.3 Composição versus herança
7.4 Padrões de Projeto (Design Patterns)

7.4.1 O que são Design Patterns?
7.4.2 Elementos essenciais de um Design Pattern
7.4.3 Design Pattern: Factory Method
7.4.4 Design Pattern: Iterator
7.4.5 Design Pattern: Composite
7.4.6 Design Pattern: Strategy
7.4.7 Design Pattern: Decorator
7.4.8 Design Pattern: Template Method
7.4.9 Design Pattern: Observer
7.4.10 Comentários finais sobre Design Patterns

8. Tópicos avançados

8.1 Refactoring
8.2 Extreme Programming
8.3 Frameworks
8.4 Componentes

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