Início de uma Iteração de Construção

    analise.gif (9568 bytes)

Elaboração de um Modelo Conceitual

Objetivos

Introdução

Modelos conceituais

9-1.gif (5832 bytes)

9-2.gif (1599 bytes)

9-3.gif (3403 bytes)

Estratégias para identificar conceitos (objetos)

Usando a lista de categoria de conceitos

Categoria de Conceito Exemplos

Objetos físicos ou tangíveis

Terminal Ponto De Venda (TPDV)
Aeronave

Especificações, projetos ou descrições de coisas

Especificação de produto
Descrição de um vôo

Lugares

Loja
Aeroporto

Transações (um momento notável)

Venda, Pagamento
Reserva

Detalhes de transação (Line item)

Item de detalhe de uma venda

Papeis de pessoas

Caixa
Piloto

Coleções de outras coisas (containers)

Loja, Prateleira
Aeronave

Coisas dentro das coleções

Item
Passageiro

Outros sistemas externos a nosso sistema

Sistema de autorização de cartão de crédito
Sistema de controle de tráfego aéreo

Conceitos abstratos

Fome
Acrofóbia (medo de altura)

Organizações

Departamento de vendas
Voamos Baixo, Ltda.

Eventos

Venda, Roubo, Reunião
Vôo, Desastre, Aterrissagem

Processos (frequentemente não é representado como conceito, mas pode ocorrer)

Fazer a venda de um produto
Fazer uma reserva de lugar num vôo

Regras e políticas

Política de devolução
Política de cancelamento

Catálogos

Catálogo de produtos
Catálogo de peças

Registros de assuntos financeiros, de trabalho, de contratos, legais

Recibo, Plano de contas, Contrato de emprego
Log de manutenção

Instrumentos e serviços financeiros

Linha de crédito
Estoque

Manuais, livros

Manual do empregado
Manual de reparos

Achando conceitos através de substantivos

Ação do ator Resposta do sistema
  1. O Use Case inicia quando um cliente chega a um caixa munido de TPDV com itens a comprar
  1. O caixa registra a identificação de cada item

    Se houver mais itens, o caixa pode informar a quantidade também
  1. Determina o preço do item e adiciona a informação ao total da transação de venda

    A descrição e preço do item corrente são exibidos
  1. Ao completar a entrada dos itens, o caixa indica este fato ao TPDV
  1. Calcula e apresenta o total da venda
  1. O caixa informa o total da venda ao cliente
  1. O cliente efetua o pagamento com dinheiro, possivelmente maior que o total da venda
  1. O caixa registra a quantidade de dinheiro recebida
  1. Mostra o valor do troco ao cliente

    Gera um recibo impresso
  1. O caixa deposita o dinheiro recebido e extrai o troco a devolver

    O caixa entrega o troco e o recibo impresso ao cliente
  1. Faz log da venda completada

  1. O cliente sai da loja com os itens comprados

9-6-pagina97.gif (1553 bytes)

Conceitos candidatos para o domínio do TPDV

TPDV Especificação de produto
Item Item de detalhe de uma venda
Loja Caixa
Venda Cliente
Pagamento Gerente
Catálogo de produtos  

Relatórios são objetos?

Modelagem do mundo não real

Modelando descrições

9-8.gif (3287 bytes)

9-9.gif (4074 bytes)

Termos empregados na UML

anal1-1 programa próxima