Objetivos
- Introduzir o estudo de caso utilizado na disciplina
O Terminal de Ponto de Venda (PDV)
- Nosso estudo de caso envolve um Terminal PDV
- Um sistema computadorizado que registra vendas e trata de pagamentos
- Tipicamente usado numa loja de varejo
- Tipicamente está acoplado a um leitor de código de barra

- Trataremos do desenvolvimento do software que controla o terminal usando um processo de
desenvolvimento iterativo-incremental
- Falaremos de requisitos, análise, projeto e implementação
- Este sistema envolve um sistema de informação típico e nos fará cruzar com muitas
situações típicas
Arquitetura em camadas e ênfase do estudo
- Um sistema de informação típico é organizado usando as camadas apresentadas abaixo

- As camadas arquiteturais apresentadas são:
- Apresentação
- Interface gráfica, janelas
- Lógica de aplicação - Objetos do domínio de problema
- Objetos representando conceitos do domínio (business objects)
- Contém o que se chama também business logic
- Lógica de aplicação - Objetos de serviço
- Objetos que não pertencem ao domínio do problema mas oferecem serviços tais como
interfaceamento para um banco de dados, etc.
- Armazenamento
- Mecanismos de armazenamento persistente (SGBDOO, SGBDR, SGBDOR)
- Usam-se Análise e Projeto OO principalmente nas camadas de lógica de aplicação
- Falaremos em mais detalhes sobre arquiteturas em camadas na seção 4.2 (Projeto
arquitetural)
- Boa parte da disciplina tratará do business logic
- A seção 4.9 tratará de objetos para serviços de persistência
plan-1 programa próxima