Primeiros passos do empreendedor
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Na matéria deste mês vamos falar um pouco de quais são os primeiros passos para ser um empreendedor e abrir uma empresa.

Quais as dificuldades no inicio?


Começar um negócio é uma tarefa bem complicada e, sobretudo um desafio. Certamente a primeira coisa que um empreendedor deve ter é uma ideia, seja ela um produto ou serviço. Quando se tem a ideia em mente, deve-se fazer uma autoavaliação da mesma; pensar em concorrentes, estrutura, custo, lucro, evolução da empresa e etc.


É muito difícil pensar nisso sozinho pois são muitos os pontos para se levar em consideração e esse período de estudo e experimentação é extremamente importante para o sucesso de uma empresa. Uma pesquisa do SEBRAE-SP de agosto de 2014, diz que a principal causa de fechamento de empresas é a falta de conhecimento dos empreendedores, 46% dos empresários dizem ter aberto a empresa sem ter conhecimento sobre os hábitos de consumo dos clientes e o número de consumidores que atenderiam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir o negócio, enquanto 38% desconheciam quantos concorrentes teriam. 55% dos empreendedores não tem um plano de negocio antes de abrir a empresa, o que só aumenta a chance de dar errado. É de extrema importância uma analise de risco antes de abrir um negócio.



Quem pode ajudar?


Para evitar tais erros existem organizações especializadas em orientar novos empreendedores. Como por exemplo, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas empresas), que oferece vários cursos e também acompanha o planejamento da empresa, no site é possível ter acesso a esses 9 temas de gestão.



Existe também a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores), que promove atividades de capacitação, articulação de políticas públicas, geração e disseminação de conhecimentos. É ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos e o Brasil conta com 400 incubadoras de empresas e cerca de 90 iniciativas de parques tecnológicos.


Um dos parques associados a Anprotec é a FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO DA PARAÍBA – PAQTCPB localizada em Campina Grande. A qual também oferece vários cursos e palestras de capacitação. Um dos programas altamente recomendados para quem está começando no Parque Tecnológico da Paraíba é o programa de incubadoras que tem duração de 3 anos e pode ser prorrogado em até 6 meses.



Com esses parceiros especializados em empreendedorismo fica muito mais fácil e seguro abrir uma empresa. Pois entrar no ramo dos negócios é sempre uma aventura arriscada, quanto mais houver precaução e estudo de caso melhor, para lidar com as adversidades do dia a dia.


Onde encontrá-los?


Mais informações você pode encontrar no site dessas organizações:

SEBRAE

Parque Tecnologico

Anprotec


Jornal PETNews - Edição: Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.