Oportunidades nas cidades mais inovadoras do mundo
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Vamos conhecer um pouco das cidades mais inovadoras do mundo e do Brasil e saber onde os profissionais de TI estão trabalhando.





O que é o Vale do Silício?


É uma região onde estão concentradas varias empresas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática. O maior foco do Vale sempre foi o silício presente nos microchips, semicondutores e microcomputadores. Mas o desenvolvimento de software ganhou e vem conquistando um grande espaço no vale com cada vez mais empresas,sobretudo startups no ramo de desenvolvimento de software.





Onde estão os vales?


Califórnia


O principal deles, e pioneiro, é o que está situado na Califórnia,Estados Unidos, onde está a maior concentração de grandes empresas na área tecnológica como Apple, NVIDIA, Google, Facebook, HP e Intel, além de ter sido o berço de outras muitas companhias, como a Microsoft.


Israel


A segunda maior concentração de empresas de tecnologia está no Silicon Wadi em Israel. Com mais de 4 mil empresas startups de alta tecnologia e 200 centros de pesquisa de multi nacionais consagradas. A cidade também concentra 1.200 empresas high tech em estágios mais avançados, inclusive filiais de gigantes como Google, Intel, eBay e HP.


Nova York


"Nova York rapidamente reinventou-se como um mundo de classe, tecnólogo, urbano e como hub de informações – unindo startups de tecnologia conhecidas no mundo inteiro, mídia, design e empresas de entretenimento. Agora, o setor de tecnologia/informação de Nova York é um motor fundamental para a economia da cidade, gerando milhares de empregos e apoiando o crescimento econômico em toda a cidade." conclui o estudo da Bloomberg em 2013. A pesquisa fala em 262 mil empregos no setor.

Também possuem mercado de tecnologia em crescimento cidades da Europa como Berlim e Londres.


E no Brasil?


•Recife: Temos o Porto Digital em Recife, fundado no inicio dos ano 2000 e possui pelo menos 7 mil pessoas alocadas em 230 empresas diferentes e possui incentivos das empresas Microsoft, LG, HP, Samsung, Motorola e IBM.

•Porto Alegre: Em Porto Alegre a PUC conta com 120 companhias instaladas no pólo gerido por esta universidade — sendo que apenas 30% são compostos por empresas grandes e multinacionais, como Microsoft, Dell e HP.

•São José dos Campos: O PqTec - SJC (Parque Tecnológico de São José dos Campos) fica muito próximo a uma das mais respeitadas instituições de ensino da América Latina. Estamos falando do ITA — Instituto Tecnológico de Aeronáutica —, que abriga muitos dos futuros profissionais mais bem remunerados do Brasil.

•Belo Horizonte: Existe o San Pedro Valley que é um bairro de Belo Horizonte, onde existem 88 empresas iniciantes dedicadas à inovação tecnológica, 4 aceleradoras de apoio a startups , 7 incubadoras e mais 15 espaços de co-working para os desenvolvedores e pesquisadores individuais. A chegada da Google em 2005 foi um dos grandes fatores para o seu avanço e reconhecimento.

•Rio de Janeiro: sede do Parque Tecnológico da Universidade do Rio de Janeiro, onde estão situadas 46 empresas de divers

os portes, sendo que 26 delas são startups. Ao todo, pouco mais de 1.500 pessoas trabalham sendo um lugar privelegiado para novas oportunidades de negócio.


E você?


Para fazer parte desses grandes centros de tecnologia, basta trabalhar em algumas das grandes empresas presentes nesses pólos. Ou criar a sua própria startup em algum desses lugares; existem até varias incubadoras de startups no próprio vale na Califórnia.



Fonte:

Observatório Internacional SEBRAE

TECMUNDO

Info Escola


Jornal PETNews - Edição: Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2014. All rights reserved.