Síndrome da visão do computador
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
Se você utiliza o computador ou celular durante muito tempo, já deve ter ouvido de alguém que ficar muito tempo de frente para a tela faz mal para os olhos. Caso você tenha ignorado esse aviso, é melhor pensar duas vezes: a visão pode ser prejudicada pelo uso excessivo do computador.






A visão é um dos cinco sentidos do ser humano e é responsável por nos fornecer informações sobre a posição do corpo e seus segmentos em relação ao ambiente. Ela é considerada a via de informação sensorial de maior importância para a postura, por informar a posição da cabeça e do corpo, oferecendo desta maneira uma referência da verticalidade.


Existem diversas doenças que atingem esse órgão, por isso o cuidado com o mesmo é muito importante. Entretanto, atualmente, as pessoas estão tendo problemas com a visão que antes não tinham, todas acabam sendo consequência do uso frequente de celulares, tablets e afins. De acordo com pesquisa divulgada este ano pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR), o brasileiro gasta em média 4 horas do seu dia navegando na internet.



Passar tanto tempo encarando o monitor, por exemplo, pode não ter apenas um, mas uma série de problemas conjuntos ocasionados pelo esforço em visualizar a tela durante horas. Isso porque os monitores são constituídos de pixels (micro pontos), nos quais o olho humano não consegue focar. Para que a imagem mantenha-se definida, a pessoa diante do computador foca e refoca repetidamente, o que leva a uma tensão dos músculos do globo ocular. Além disso, piscamos cerca de quatro vezes menos diante do computador o que prejudica a lubrificação dos olhos.


Essa é a chamada síndrome da visão do computador, um dos problemas modernos que surgiram juntamente com os avanços da tecnologia e o seu uso excessivo. Entre 50% e 90% das pessoas que ficam diante de uma tela de computador todos os dias sentem ou já sentiram a visão embaçada, contrações involuntárias do músculo ocular, dor nos olhos, ardência, ressecamento, vermelhidão, dificuldades em focalizar a imagem, desconforto em ambientes mais iluminados, dor de cabeça constante, dor nos ombros e no pulso.



Essa síndrome é semelhante a qualquer outra lesão por estresse repetitivo. E ela não se limita aos adultos, podendo dar sinais em crianças que passam muitas horas por dia com seus videogames, ou adolescentes que usam o computador para estudar e também para se distrair. Esse é um problema que traz certo risco, mas é facilmente tratável. Além do acompanhamento médico, que pode incluir o uso de colírios especiais (para evitar o ressecamento dos olhos) ou até lentes para corrigir a visão, você pode ser aconselhado a evitar o computador por certo tempo. Veja algumas dicas para prevenir ou amenizar os efeitos:


  • Desvie o olhar da tela para algo que esteja a vários metros de distância por 10 segundos para descansar os olhos de tempos em tempos;


  • Mude o ritmo, dê uma volta a cada 2 horas, no mínimo, para dar a seus olhos e corpo o merecido descanso;


  • Evite utilizar o computador em ambientes pouco iluminados ou com reflexos de janela diretamente na tela e com ar condicionado muito forte;


  • Descanse, incline-se para trás e feche os olhos por alguns minutos;


  • Pisque os olhos. Olhos secos podem indicar o uso do computador por muito tempo, especialmente para usuários de lente de contato. O número normal de piscadas de um indivíduo está entre 15 a 20 piscadas por minuto, mas cai de 10% a 30% durante o trabalho. Quanto menos você pisca, menos lubrificação para olhos você tem, resultando em coceira, ardência ou secura nos olhos. Faça um esforço consciente para piscar com mais frequência. Se não ajudar, considere o uso de colírio de lágrimas artificiais.





  • A síndrome da visão pode ainda evoluir para a presbiopia, que normalmente ocorre com o envelhecimento da pessoa, mas que é antecipado em decorrência do uso excessivo e contínuo do computador. Nesse caso consultas ao oftalmologista são essenciais para prevenção ou tratamento.




    Referências


  • http://www.visaolaser.com.br/blog/doencas/vista-cansada-saiba-como-reconhecer-os-sintomas-e-se-prevenir/


  • http://debemcomavida.mdsbr.com.br/cat-saude/2938/


  • http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/especialista-d%C3%A1-dicas-de-como-evitar-a-s%C3%ADndrome-da-vis%C3%A3o-do-computador-1.726018


  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2014-03/internauta-passa-quase-quatro-horas-por-dia-na-web


  • http://www.tecmundo.com.br/medicina/12619-saude-conheca-a-sindrome-da-visao-cansada-por-uso-de-computadores.htm



  • Jornal PETNews - Edição: Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
    Grupo PET Computação UFCG, 2014. All rights reserved.