A origem dos sistemas operacionais: Windows
Por Igor Natanael
(igor.ataide@ccc.ufcg.edu.br)
Saiba mais sobre o surgimento do sistema operacional mais popular da história.






Ao longo da década de 1970 poucas pessoas ouviam falar sobre os microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, perceberam que a computação pessoal era o caminho para o futuro.


Em 1975, Gates e Allen formaram uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das startups, a Microsoft começou pequena, mas com uma grande visão - um computador em cada mesa de trabalho e em cada residência. Nos anos seguintes, a Microsoft começou a mudar o jeito como trabalhamos.


Os cofundadores da Microsoft Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates


Em junho de 1980, contrataram um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a administrar a empresa. No mês seguinte, a IBM fez contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" (Xadrez, em português). Em resposta, a Microsoft se concentrou em um novo sistema operacional (SO), denominado MS-DOS.


Quando o IBM PC que utilizava o MS-DOS começou a ser vendido, em 1981, a forma como o usuário se comunicava com o computador, com comandos "enigmáticos" do tipo "c:", causou um certo impacto, mas gradualmente, foi sendo assimilado tornando-se parte do nosso dia a dia.


O MS-DOS era eficiente, mas também difícil de entender para muitas pessoas. Deveria haver uma dinâmica melhor de uso para um sistema operacional. É então que surge a primeira versão do Windows. Inicialmente chamado Interface Manager, recebeu esse nome por causa das caixas ou janelas de computação - componente gráfico que exibe saídas e permite entradas do sistema e é manuseada pelo utilizador - que eram fundamentais para o novo sistema. Anunciado em 1983, o desenvolvimento do Windows 1.0 demorou mais do que o esperado, tal como os adiamentos do lançamento das versões atuais. Em 20 de novembro de 1985, dois anos após o anúncio inicial, a Microsoft começou a vender o Windows 1.0.


Um dos acontecimentos mais marcantes e cômicos da história do Windows, foi a apresentação oficial do Windows 98, quando o sistema “bugou” e lançou a famosa Tela Azul de erro em pleno ato público da lançamento do produto, causando constrangimento gigantesco para a empresa e seu grande mestre, Bill Gates, presente no momento da “tragédia”. A gafe é lembrada até hoje e ainda é objeto de diversas piadas e “zoeiras” na web.



A última versão lançada do SO para PCs foi o Windows 8, que é um sistema operacional reinventado, desde o chipset até a experiência do usuário, e apresenta uma interface totalmente nova que funciona tanto com recurso touch como com mouse e teclado. Ele funciona como tablet para diversão e como computador completo para trabalho. O Windows 8 também inclui melhorias na familiar área de trabalho do Windows , com uma nova barra de tarefas e o gerenciamento otimizado de arquivos.


Quase 40 anos se passaram e, durante esses anos, 23 versões do SO (entre elas 3 versões mobile) foram lançadas, e o Microsoft Windows há décadas domina o mercado de PCs e já avança consideravelmente no mercado mobile com o Windows Phone. O Windows representou, sem dúvidas, uma revolução na história da tecnologia do mundo.


Fonte: microsoft


Dicas de filme: filmes


Jornal PETNews - Edição: Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2014. All rights reserved.