Entrevista com Reinaldo Gomes, a respeito da aprovação do CEEI/UFCG na chamada pública 01-2014 da EMBRAPII.
Por Marcos Antônio Silva Nascimento
(marcos.nascimento@ccc.ufcg.edu.br)
Dando continuação as entrevistas do ano, Reinaldo Gomes, Coordenador de Extensão e Pesquisa do DSC, conta-nos um pouco da participação do CEEI/UFCG na chamada pública disponibilizada este ano pela EMBRAPII.






Grupo PET - Olá Reinaldo Gomes. Inicialmente, conte-nos um pouco sobre suas atividades enquanto coordenador de extensão e pesquisa do DSC.


Reinaldo Gomes – A coordenação de pesquisa e extensão é responsável por trabalhar as ações que são realizadas pelo departamento nesses dois eixos. Para tanto trabalhamos junto aos professores para a coleta e manutenção das informações dos projetos de pesquisa e desenvolvimento realizados no departamento para termos um portfólio das competências que possuímos. Além disso também estamos envolvidos nos esforços institucionais, como os programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica e em outras submissões de projetos que sejam estratégicos para o departamento.


Grupo PET - Como e com que intuito o CEEI/UFCG decidiu participar da chamada pública 01-2014 da EMBRAPII?


Reinaldo Gomes – A chamada da EMBRAPII foi lançada para realizar o credenciamento de Unidades para execução de projetos de inovação junto à indústria para com isso permitir um maior impacto dos trabalhos que são realizados pelas Universidades e Centros de Pesquisa no país. Nesse sentido, ao avaliarmos a oportunidade, vimos que grande parte dos nossos projetos já é voltado para a solução de problemas práticos juntamente com as empresas, então poderíamos aproveitar a nossa experiência para com isso aumentar ainda mais a nossa interação com empresas e buscar o desenvolvimento de soluções cada vez mais sofisticadas.


Grupo PET – Como foi o processo de seleção?


Reinaldo Gomes – O processo consistiu de duas etapas: inicialmente foi enviada toda a documentação exigida pela EMBRAPII, apresentando as competências do CEEI e o nosso plano de trabalho caso fossemos aceitos. Após a aprovação nessa primeira etapa, recebemos uma visita de representantes da EMBRAPII aqui em Campina Grande onde foi realizada a análise detalhada da documentação, visita aos laboratórios de pesquisa e discussão do plano de trabalho.


Grupo PET - Quais são suas expectativas com relação ao credenciamento do CEEI/UFCG como instituição da EMBRAPII?


Reinaldo Gomes – A experiência que foi passada pelas unidades credenciadas inicialmente pela EMBRAPII para o piloto que ela lançou foi muito positiva. Todas elas conseguiram realizar a atração de novos projetos, e principalmente, de projetos ainda mais desafiadores, na mentalidade de trazer inovação para solucionar às demandas da indústria. Baseado nessa experiência, esperamos ter o mesmo sucesso aqui no CEEI e fazer que nos próximos anos tenhamos uma captação ainda maior de projetos e que através deles possamos dar ainda mais visibilidade à instituição.


Grupo PET – Quando se iniciam as atividades de contratação e execução de projetos de inovação por meio deste credenciamento?


Reinaldo Gomes – Estamos aguardando a finalização do processo de credenciamento junto com a EMBRAPII, mas a expectativa é que a partir de outubro comecemos a operar a unidade no CEEI.


Grupo PET – De que forma este credenciamento pode contribuir para o desempenho acadêmico do aluno no curso de ciência da computação? E como contribui para o desenvolvimento do CEEI/UFCG?


Reinaldo Gomes – Temos percebido que os alunos que tiveram a oportunidade de participar de projetos de pesquisa e extensão conseguem ter uma visão mais concreta de como trabalhar na área e devido aos desafios que encontram nos projetos eles precisam “correr atrás” de novos conhecimentos. Esperamos que com o credenciamento possamos deixar o nosso ambiente ainda mais profissional, e com isso ajudar ainda mais nessa complementação de formação. Já para o CEEI/UFCG, sabemos que é uma excelente oportunidade para nos tornarmos uma vitrine e divulgarmos nossas competências na graduação, pós-graduação e na execução de projetos. Além disso, podemos também nos envolver em registros de patentes e de softwares, o que pode também ser uma nova fonte de renda para o CEEI/UFCG.


Grupo PET – Reinaldo Gomes, obrigado pela entrevista e informações a respeito desta nova parceria que se incia. O grupo PET deseja um ótimo trabalho.


Reinaldo Gomes – Obrigado pela oportunidade e esperamos que essa seja mais uma ação de grande sucesso do DSC.


Se você tiver gostado, compartilhe com seus amigos! Não se esqueça também de curtir e compartilhar nossa página no Facebook


Jornal PETNews - Edição: Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2014. All rights reserved.