Projeto de Software Orientado a Objeto
Período: 2001.1
Horários das Aulas e de
Atendimento a Alunos pelo Professor
Bibliografia
Atenção! Este é um curso de pós-graduação e exige-se
que você leia o material associado à disciplina antes das aulas. Por este
motivo, as aulas terão um ritmo rápido. Leva suas dúvidas para a aula.
Leia pelo menos um livro sobre Análise e Projeto OO,
pelo menos um livro sobre UML e pelo menos um livro sobre Java. Quem não fizer isto
dificilmente poderá acompanhar a disciplina. Quem o fizer aprenderá muito.
- Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Gamma,
Helm, Johnson e Vlissides, Addison-Wesley, 1995.
Tradução: Padrões de Projeto, Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a
Objetos, Ed. Bookman, Porto Alegre, 2000.
Este é nosso livro principal.
- Applying UML and Patterns: An Introduction to
Object-Oriented Analysis and Design, Larman, Prentice-Hall, 1998.
Este livro está disponível em português pela Bookman.
- Object-Oriented Modeling and Design for Database Applications, Blaha e
Premerlani, Prentice Hall, 1998.
- Database Design for Smarties, Muller, Morgan Kaufmann Publishers, 1999.
- Object Oriented Analysis and Design with Applications, 2nd Ed. Booch,
Benjamin/Cummings, 1994.
- Object-Oriented Modeling and Design, Rumbaugh, Blaha, Premerlani, Eddy e
Lorensen. Prentice Hall, 1991.
- Object-Oriented Software Engineering, Jacobson, Christerson, Jonsson e
Overgaard. Addison-Wesley, 1992.
- Object-Oriented Systems Analysis, Shlaer e Mellor. Yourdon Press, 1988.
- Designing Object-Oriented Software, Wirfs-Brock, Wilkerson e. Wiener. Prentice
Hall, 1990.
- Mastering Object-Oriented Design in C++, Horstmann, John Wiley, 1995.
- The CRC Card Book, Bellin e Simone, Addison-Wesley, 1997.
- Object Solutions - Managing the Object-Oriented Project, Booch, Addison-Wesley,
1996.
- Surviving Object-Oriented Projects - A Manager's Guide, Cockburn,
Addison-Wesley,1998.
- Analysis Patterns - Reusable Object Models, Fowler, Addison-Wesley,1997.
- Software Reuse - Architecture, Process, and Organization for Business Success,
Jacobson, Griss e Jonsson, Addison-Wesley,1997.
- Software Project Management - A Unified Framework, Royce, Addison-Wesley,1998.
- Applying Use Cases, Schneider e Winters, Addison-Wesley,1998.
- Enterprise Computing with Objects - From Client/Server Environments to the Intertnet,
Shan e Earle, Addison-Wesley,1998.
Bibliografia sobre UML
- UML Distilled: Applying the Standard Modeling Language, Fowler,
Addison-Wesley, 1998.
- UML Toolkit, Eriksson e Penker, John Wiley, 1998.
- The Unified Software Development Process, Jacobson, Booch,
Rumbaugh, Addison-Wesley, 1999.
- The Unified Modeling Language User Guide, Booch, Rumbaugh,
Jacobson, Addison-Wesley, 1999.
- The Unified Modeling Language Reference Manual, Rumbaugh, Booch,
Jacobson, Addison-Wesley, 1999.
- Objects, Components, and Frameworks with UML - The Catalysis Approach, D'Souza
e Wills, Addison-Wesley,1999.
- Real-Time UML - Developing Efficient Objects for Embedded Systems, Douglass,
Addison-Wesley,1998.
- Visual Modeling with Rational Rose and UML, Quatrani, Addison-Wesley,1998.
- The Object Constraint Language - Precise Modeling with UML, Warmer e Kleppe,
Addison-Wesley,1999.
Bibliografia sobre Projeto Arquitetural
- Software Architecture - Perspectives on an Emerging Discipline,
Shaw and Garlan, Prentice Hall, 1996.
Bibliografia sobre Java
- Thinking In Java : The Definitive
Introduction To Object-Oriented Programming The Language Of The World Wide Web,
Bruce Eckel, Prentice Hall, 1998.
- Core Java 2: Volume I - Fundamentals, Horstmann e Cornell, Prentice-Hall, 1999.
- The Java Programming Language, Arnold e Gosling, Addison-Wesley, 1998.
- ... e centenas de outros livros
O curso é baseado em grande parte num projeto completo. Um projeto
está descrito aqui mas você poderá desenvolver outro projeto
se assim desejar (e se assim me convencer!). Caso seja algo associado a seu trabalho de
dissertação de mestrado, você deverá trabalhar sozinho. Caso contrário, poderá
formar equipe com uma (e apenas uma) pessoa. O projeto é importante e você deverá
trabalhar duro para completá-lo. É assim que vai aprender algo.
A avaliação será feita com mini-testes dados esporadicamente durante as aulas e com
o projeto. O projeto será avaliado através de milestones distintos descritos no
enunciado do projeto.
Os pesos atribuídos aos vários eventos de avaliação são indicados abaixo. A
completude e qualidade da informação (programas, modelos, etc.) são avaliadas. Alunos
podem faltar a até 15% dos mini-testes, sem prejuízo. Perde-se 5% do valor da nota dada
ao projeto para cada dia de atraso na entrega.
Evento de Avaliação |
Peso |
Mini-testes |
40% |
Milestone 1 |
15% |
Milestone 2 |
15% |
Milestone 3 |
15% |
Milestone 4 |
15% |
Evento |
Data limite |
Milestone 1 |
02/04/2001 |
Milestone 2 |
16/04/2001 |
Milestone 3 |
30/04/2001 |
Milestone 4 |
16/05/2001 |
Um Estudo de Caso Completo
Sobre Processos de Desenvolvimento
Sobre Orientação a Objetos em Geral
Sobre o Framework de Testes JUNIT (para Java)
Sobre a UML
Sobre o Rational Unified Process (RUP)
Sobre Java
Sobre "Boa Programação"
Sobre Mapeamento OO-Relacional
Sobre Refactoring
Sobre Frameworks
Sobre Extreme Programming
Sobre Design Patterns
Sobre Pedagogical Patterns
Sobre Testing Patterns