PROJETO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETO
PROGRAMA
1. Introdução
1.1 Análise e Projeto OO
1.2 O Processo de Desenvolvimento de Software
1.3 Modelos e Artefatos
1.4 Modelagem com Entidade-Relacionamento (ER)
2. Conceitos Básicos de Padrões de Projeto (Revisão de conceitos de Projeto)
2.1 Padrão para atribuir responsabilidades: Expert
2.2 Padrão para atribuir responsabilidades: Creator
2.3 Padrão para atribuir responsabilidades: Baixo Acoplamento
2.4 Padrão para atribuir responsabilidades: Alta Coesão
2.5 Padrão básico: Interfaces e Polimorfismo
2.6 Padrão básico: Herança versus Composição
3. Padrões de Projeto Arquitetural
3.1 Projeto de uma Arquitetura de Software
3.2 Padrão Layers (Camadas)
3.3 Estuturas de Controle
3.4 Padrão Observer
3.5 Padrão Model-View-Controller (MVC)
3.6 Opções de Persistência
3.7 Finalmentes
3.8 Resumo: Perguntas a fazer ao elaborar um projeto arquitetural
4. Padrões de Projeto Detalhado
4.1 Facetas da Reusabilidade de Software
4.2 Elementos essenciais de um Design Pattern
4.3 Design Pattern: Factory Method
4.4 Design Pattern: Singleton
4.5 Design Pattern: Abstract Factory
4.6 Design Pattern: Iterator
4.7 Design Pattern: Composite
4.8 Design Pattern: Visitor
4.9 Design Pattern: Strategy
4.10 Design Pattern: Command
4.11 Design Pattern: Decorator
4.12 Design Pattern: Template Method
4.13 Comentários Finais sobre Design Patterns
5. Software Baseado em Componentes
5.1 O que são componentes?
5.2 Aspectos técnicos do desenvolvimento baseado em componentes
5.3 Construção de componentes: JavaBeans
5.4 Server components: Java 2 Enterprise Edition
5.5 A evolução de componentes e comparação de arquiteturas
6. Frameworks
6.1 O que é um framework?
6.2 Vantagens e desvantagens no uso de frameworks
6.3 Tipos de frameworks
6.4 Uma lista de frameworks
6.5 Detalhamento de um framework horizontal: JUNIT
6.6 Detalhamento de um framework vertical: Accounts
6.7 Construção de frameworks: Um processo evolutivo
7. Threads
7.1 O que é um thread?
7.2 Uso das classes Timer e TimerTask
7.3 Implementação de um thread
7.4 O ciclo de vida de um thread
7.5 Escalonamento de threads
7.6 Sincronização de threads
7.7 Pool de threads
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