Conceitos Básicos de Padrões
O que são Padrões?
- Uma definição informal:
- "Cada padrão descreve um problema que ocorre freqüentemente e então descreve o
cerne da solução ao problema de forma a poder reusar a solução milhares de
vezes em situações diferentes"
- Observe que são as classes e suas colaborações que são
reusadas
- Reuso de idéias, não de código
- Consistem de micro-arquiteturas de classes, objetos, seus papeis e suas colaborações
- Padrões contêm o somatório da experiência dos melhores projetistas O-O!
- Estão revolucionando o projeto de software desde 1995 quando o famoso livro da
"Gang of Four" (GoF) apareceu com um dos primeiros catálogos contendo 23
padrões de projeto (design patterns)
- Ver bibliografia da disciplina
- Tem muito mais padrões aparecendo sempre
- OOPSLA é uma grande fonte de padrões
- Ficará mais claro com alguns exemplos
- Design Patterns iniciaram a febre de padrões
- Analysis Patterns
- Testing Patterns
- Business Patterns
- Pedagogical Patterns
- e mais ...
- Há um meta-padrão envolvido: Entre várias situações, isolar
o que muda do que é igual
- Uma sinopse dos Design Patterns da GoF está aqui.
- Tem muito mais padrões aqui (padrões
coletados por Booch)
programa