Setembro 2003
   

O mundo dos hackers cresce!
Os novos hackers amam buscar e "sniffear o ar" em busca de sinais emitidos por dispositivos wireless de handhelds que são usados para conectar-se sobretudo a WLANs.

Parece brincadeira, mas a comunidade formada pelos hackers ao redor do mundo está crescendo. Basta dar uma olhada nas notícias que circulam na Internet. Provavelmente alguém poderá ficar até assustado com as novas peripécias que estão sendo executadas pelos piratas.

Novos tipos de hacker estão aparecendo ao redor do mundo acompanhando as tendências e inovações tecnológicas (principalmente no que diz respeito ao dispositivos wireless). Recentemente a IBM divugou o surgimento de um novo tipo de hacker chamando cyber guerrilheiro.

São uma versão high-tech para os guerrilheiros urbanos. Todo mundo está acostumado a saber histórias de hackers que invadem computador. Estes atuam de uma forma que não é muito diferente (na essência) da forma com que os outros hackers atacam. Entretanto só se pensava que existiriam esses tipos de invasões nos livros de ficção de dez anos atrás por conta da alta tecnologia envolvida para tal. Os novos hackers amam buscar e "sniffear o ar" em busca de sinais emitidos por dispositivos wireless de handhelds que são usados para conectar-se sobretudo à WLANs. Os cyber guerrilheiros atacam dipositivos wireless (principalmente Palms - quando estão sendo usados em estradas, por exemplo) capturando os sinais de redes sem fio sem grandes proteções.

Eles são mais perigosos que os hackers normais porque usam ferramentas para desencriptar os sinais recebidos, agindo como bisbilhoteiros, capturando por exemplo senhas e enderecos eletrônicos. Depois de pegar a informação eles podem usar o sinal da pessoa atacada como um trampolim, um canal para atacar outras pessoas, ou ele pode se fazer passar pela pessoa que foi hackeada para ter acesso a informações privadas. Após interceptar os sinais wireless com sucesso, eles podem desviar estes sinais para fazer escuta em conexões de alta velocidade. Daí se percebe o quão sutis e perigosos eles estão se tornando. Como um cyber guerrilheiro pode estar disfarçado como uma pessoa comum no meio da rua esperando apenas uma brecha para capturar um sinal da antena do seu dispositivo wireless e assim usá-la a seu favor, é quase impossível identificar a olho nu uma pessoa que esteja tentando fazer esse tipo de ataque.

Outro fato interessante está acontecendo na Ásia, mais especificamente na Universidade do Vietnã. Foi organizada uma competição para o melhor hacker do cyber-crime. A competição é dirigida por experts em Tecnologia da Informação da Ho Chi Minh City's National University e começou na sexta-feira (12/09) e acabou na segunda (15/09). O competidores tiveram que hackear um falso servidor de websites. Os organizadores afirmaram que o objetivo da competição é elevar o nível de seguranca na Internet e, claro, identificar pessoas capacitadas para ajudar na proteção de websites.

Por Natarajan F. Rodrigues
 
Designer by
Danilo de Sousa