Setembro 2003
   

Portinari: 100 anos
2003 comemora-se o centenário de nascimento de Cândido Portinari, um pintor que retratava o Brasil

 

       Que Cândido Portinari é um grande pintor, talvez o maior do país, é consenso entre historiadores e críticos de arte. Mas apenas uma parcela minimante pequena da população brasileira conhece a vida e as obras deste “gênio dos pincéis” que tão bem retratou o seu povo e a sua terra.
        Nascido em 1903, na cidade de Brodowski, interior paulista, descendente de italianos que imigraram no Brasil no final do século XIX, Portinari tem como primeiro desenho conhecido uma gravura pintada a carvão retratando um compositor da época. Quando a fez, Portinari tinha apenas 10 anos.
Baile na Roça, sua primeira obra com temática brasileira, apesar de ter sido rejeitada pelo Salão Anual da ENBA (Escola Nacional de Belas Artes) em 1924 é uma de suas obras mais conhecidas no mundo inteiro.

        Recebeu muitas críticas em vida e depois de sua morte em 1962 após progressiva intoxicação causada pelas tintas. As mais severas diziam respeito ao caráter expressionista de algumas obras, como por exemplo, Café de 1934. Alguns sugeriram até que fossem apagados os painéis que representavam o café da Série Ciclo Econômico Brasileiro pintado sob encomenda do então Ministro da Educação, Gustavo Capanema.

Café, 1934

        Foi chamado também de “artista oficial” por executar várias obras para o governo brasileiro. Mas Portinari era um artista político e socialmente engajado, retratou a miséria do povo brasileiro, o trabalhador de pés-disformes, a seca, os retirantes,... basta observar algumas obras, tais como, Retirantes, O Mestiço e Criança Morta.
        No campo político, ligado ao PCB, candidatou-se 2 vezes, ao senado e à câmara de deputados, mas não foi eleito em nenhuma das vezes.
Em 1957, foram inaugurados na sede da ONU em Nova Iorque os seus mais conhecidos painéis: Guerra e Paz.

Guerra
Paz

        2003 é o ano comemorativo do centenário de nascimento de Portinari. Uma série de atividades estarão sendo realizadas até o fim do ano a fim de homenageá-lo, grande parte delas encabeçada por João Cândido, único filho de Portinari. João é responsável pelo Projeto Portinari (www.portinari.org.br), com sede na PUC/RIO. O projeto, criado em 1979, reúne fotos, obras, cartas e outros documentos sobre a vida de Portinari.
        Portinari era o Brasil, sua pintura tinha qualidade, seriedade, honestidade artística e humana.

Por Danilo de Sousa Ferreira
 
Designer by
Danilo de Sousa