Setembro 2003
   

Como anda o desemprego no Brasil
Maior taxa de desemprego dos últimos meses com possível melhora até o fim do ano.

O desemprego continua a preocupar e a bater recordes. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que 12,7% da População Economicamente Ativa (PEA) está desempregada,ou seja, 2,682 milhões de pessoas, sendo a maior taxa dos últimos 20 meses. Um dos motivos disso é a política de juros altos praticada durante quase todo o governo Fernando Henrique e, até agora, mantida pelo governo Lula. A recuperação será lenta e influenciada pelo ritmo de queda na taxa básica de juros (Selic), que atualmente é de 24,5% ao ano.

No entanto, as taxas de desemprego tiveram uma ligeira queda de 0,5% e isso traz divergências entre os economistas. Uns afirmam que com o crescimento tímido do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, que deve ser de 1,5%, teremos pelo menos 800 mil pessoas que entrarão no mercado de trabalho, mas não conseguirão emprego e isso irá travar a queda no desemprego em 2003. Os mais otimistas apostam que a recuperação nos índices de desemprego deve acontecer a partir deste mês, quando o mercado estará mais confiante com a queda de juros e deverá contratar mais pessoas para as vendas de final de ano.

E para quem faz parte dos 42% da população que está preocupado com o desemprego, não deixem de dar uma olhada na seção de Oportunidades!!!

 

Por Ianna Kobayashi
 
Designer by
Danilo de Sousa