Grupo PET - Olá Leandro Balby. Inicialmente, conte-nos um pouco a respeito do RER.
Leandro Balby – Eu não acompanhei as discussões sobre a criação do RER, que são anteriores à minha chegada na UFCG. O que posso dizer é que o RER foi contemplado inicialmente no Art. 81. do regulamento de ensino de graduação da UFCG, que entrou em vigor em 2008.1. Posteriormente, o RER foi regulamentado pela Câmara Superior de ensino por meio da resolução específica Nº 04/2013.
Grupo PET - Como e com que intuito a câmara superior de ensino decidiu adotar o RER?
Leandro Balby – O RER foi criado como “alternativa pedagógica que possibilita ao aluno o prosseguimento na sequência curricular, com vistas a minimizar prejuízos no tempo de integralização do curso”. Além disso, o RER serve como um mecanismo “de combate às causas que retardam a integralização curricular e estimulam trancamento de disciplinas e evasão”.
Grupo PET - Quais são suas expectativas com relação a adoção do RER?
Leandro Balby – Espero que ambos professores e alunos se empenhem para fazer com que o RER contemple os objetivos para os quais foi criado. Nesse sentido, temos feito ampla divulgação dos procedimentos para a solicitação e realização do RER de forma que os prazos estabelecidos pela PRE sejam respeitados e o aluno tenha assim seu direito assegurado.
Grupo PET – Quando entra em vigor o RER? Alunos do período corrente, no caso 2013.2, poderão solicita-lo?
Leandro Balby – O RER entra em vigor em 2014.1. Isso significa que, nesse primeiro momento, o RER só poderá ser solicitado para as disciplinas que foram reprovadas em 2013.2. De forma geral o RER só poderá ser solicitado no período letivo subsequente à reprovação.
Grupo PET – Quais os requisitos para solicitar participação do RER? É possível solicita-lo mais de uma vez?
Leandro Balby – Os requisitos encontram-se na resolucão Nº 04/2013 ou no formulário eletrônico “Regime Especial de Recuperação (RER)” disponível no site da PRE. De forma geral, alunos podem solicitar inclusão no Regime especial de recuperação:
• Se estiverem regularmente vinculados em algum curso da UFCG;
• Se houverem sido reprovados, na disciplina a ser recuperada, com média final igual ou superior a 4 (quatro) e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento);
• Se solicitarem para o período letivo subsequente à reprovação, condicionado à oferta da disciplina pela Unidade Acadêmica;
• Se não ultrapassarem o limite permitido de duas disciplinas em RER, por período;
• Se não ultrapassarem 10% do quantitativo de componentes curriculares do curso.
Mesmo assim, recomendo a leitura da resolução que descreve os requisitos necessários de forma mais ampla.
Grupo PET – Qual o procedimento para os interessados em solicitar o RER?
Leandro Balby – Para entrar com a solicitação, o aluno deve acessar o formulário intitulado "Regime Especial de Recuperação (RER)" disponível aqui. Preencher os dados necessários, imprimir o formulário gerado pelo sistema e apresentar ao protocolo com os documentos necessários anexados. É importante verificar a data limite no calendário acadêmico antes de fazer a solicitação.
Grupo PET – O que acontece caso o aluno matriculado em disciplina RER seja reprovado?
Leandro Balby – A reprovação em RER implica no cancelamento da matrícula nas disciplinas para as quais a disciplina em RER seja pré-requisito.
Grupo PET - Que dicas você daria para alguém que está pretendendo solicitar o RER?
Leandro Balby – Para os alunos que inevitavelmente precisam recorrer ao RER, sugiro que o usem de forma sábia, ou seja, que o usem de fato como uma segunda chance para recuperar o conhecimento que não foi adquirido no período regular. Outras sugestões mais específicas seriam:
- Aproveite o recesso para revisar os assuntos da disciplina em RER, especialmente aqueles que você teve mais dificuldades;
- Seja cuidadoso com a escolha e carga de disciplinas escolhidas para não comprometer o seu desempenho na(s) disciplina(s) em RER.
Grupo PET - Quais são as chances do RER ser adotado em caráter definitivo pela UFCG?
Leandro Balby – A avaliação da execução do RER será apresentada dois anos após a sua vigência. Como se trata de um procedimento novo, é difícil prever, mas acho que com um efetivo acompanhamento dos coordenadores no sentido de garantir a correta aplicação do RER, ele teria boas chances de ser adotado em caráter definitivo.
Grupo PET – Gostaria de acrescentar algo mais a respeito do RER?
Leandro Balby – Um dos riscos do RER é que o aluno fique confortável em concluir uma disciplina com média entre 4 e 5. Isso seria muito ruim para o curso, pois além de eventualmente diminuir o desempenho geral dos alunos, causaria uma grande sobrecarga aos professores, já que estes teriam mais alunos - e consequentemente mais trabalho - para acompanhar. Fatalmente, isso levaria a uma descontinuação do RER. De forma geral, eu aconselho os alunos a usarem o RER como último recurso, ou seja, ajam como se o RER não existisse e se esforcem para pagar as disciplinas por média.
Grupo PET – Leandro Balby, obrigado pela entrevista e esclarecimentos a respeito do RER. O grupo PET deseja um ótimo trabalho na coordenação do curso.
Leandro Balby – Muito obrigado pelo espaço e continuo à disposição para outros esclarecimentos.
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