Caminhar ou correr: eis a questão
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
Para quem é sedentário e pretende começar a fazer atividade física, a melhor indicação é a caminhada, que requer uma energia menor do que a corrida. Já se você já possui um maior condicionamento físico, então a melhor escolha é já começar da corrida.








Caminhar e correr são as duas atividades físicas mais populares entre adultos. Entretanto, há muita discussão sobre qual seria mais benéfica para a saúde em um longo prazo. A caminhada, porém vem ganhando em relação à corrida por que é a partir dela que tudo se começa, além de ser fácil de começar e você pode fazer a qualquer momento, indo pro trabalho, no Parque da Criança ou no Açude Velho (lugares frequentados por quem pratica esse exercício em Campina Grande), na praia, em casa ou na academia com ajuda de uma esteira, etc. “É, indiscutivelmente, um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico”, garante o fisiologista e personal trainer Fábio Bernardo (SP).





No caso de quem quer começar a correr, primeiro terá que aprender a caminhar para o corpo sair aos pouco de sua zona de conforto e se acostumar com o exercício, aí sim poderá começar a correr. Portanto, partindo da caminhada você já terá inúmeros benefícios, tantos que é um dos exercícios físicos mais recomendados pelos médicos, pois beneficia desde o corpo até a mente. Entre os benefícios da caminhada tem-se:


  • Melhora a circulação e respiração: isso acontece porque a caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina e a oxigenação do corpo. Além disso, as trocas gasosas ficam mais poderosas quando caminhamos com frequência. Fazendo com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de poeiras.


  • Emagrece: pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, mostraram que, mesmo horas depois do exercício, a pessoa continua a emagrecer devido à aceleração do metabolismo causada pelo aumento na circulação, respiração e atividade muscular. Além de controlar sua vontade comer guloseimas, segundo um estudo realizado na Inglaterra.


  • Bom para diabéticos: caminhar estimula uma produção maior de insulina, substância que é responsável pela absorção da glicose pelas células do corpo. Isso acontece, pois a atividade do pâncreas e do fígado é estimulada durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.


  • Melhora sua disposição: a caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas seguintes ao exercício. Além disso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.


  • Protege contra derrames e infartos: além de ajudar com a pressão arterial, a caminhada também regula os níveis de colesterol no corpo. Ela age tanto na diminuição da produção de gorduras ruins ao organismo, que têm mais facilidade de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos e por isso causar derrames e infartos, como no aumento na produção de HDL, mais conhecido como colesterol bom.


  • Deixa o cérebro mais saudável: a prática integra as pessoas na sociedade, pois através dele você buscar estar sempre em companhia de alguém e conhecemos novas pessoas já adaptadas ao exercício. Isso melhora seu humor e combate a depressão.






  • Depois que você pega a prática com a caminhada já pode partir para novos exercícios, como a corrida por exemplo. Caminhar a passos rápidos ou caminhar com força e ininterruptamente queima muito mais calorias do que a caminhada mais leve. Além de aos pouco você adquirir um condicionamento físico ideal para quem corre. A escolha entre caminhar ou correr vai depender do seu objetivo, se você quer apenas um auxílio para ter uma boa saúde pode ficar só nas caminhadas leves. Já se seu objetivo for emagrecer em menos tempo e/ou virar um atleta deve optar pela corrida. Mas ambas proporcionam basicamente os mesmo benefícios.





    Lembre-se sempre que alguns cuidados devem ser observados antes de iniciar a caminhada ou qualquer outro exercício, por exemplo:


  • Faça alongamentos, esse aquecimento ajuda a evitar lesões e é um sinal para o corpo que você irá iniciar uma atividade física;


  • Hidrate o corpo bebendo água antes, durante e depois do exercício;


  • Use um tênis apropriado para caminhada, pois este absorve melhor o impacto com o solo;


  • Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai e vem dos quadris;


  • A alimentação, como em qualquer outra atividade física, é importante para um bom resultado. Caminhar sem se alimentar não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para acionar os músculos, por isso é primordial manter uma alimentação balanceada.





  • Bibliografia


    http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/17067-caminhada-pode-diminuir-o-risco-de-avc-em-homens-diz-estudo


    http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/02/entenda-os-beneficios-e-diferencas-entre-corrida-e-caminhada.html


    http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/12490-11-beneficios-da-caminhada-para-o-corpo-e-a-mente


    http://mundomulheres.com/beneficios-da-caminhada/


    Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Abner Araújo- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
    Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.