Perfil empreendedor
Por Mayza Nunes
(mayza.farias@ccc.ufcg.edu.br)
Vamos entender melhor as características de um empreendedor e como despertá-las em nós.


Ser ou tornar-se um empreendedor?


É comum escutarmos frases do tipo: “-Fulano tem jeito pra negocio”, mas Para Sergio Diniz, consultor do Sebrae-SP, o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos. "Antigamente, imaginávamos que o empreendedor nascia empreendedor, mas hoje sabemos que as características de um empresário de sucesso podem ser adquiridas com capacitação adequada."


Qual a essência de um empreendedor?


Boa comunicação, liderança e gosto pelo risco são algumas das características de um empreendedor, mas não são as únicas. Um empreendedor deve conhecer bem o mercado e as atividades que pretende desenvolver na empresa e também ter familiaridade com o seu produto ou serviço.


Um empreendedor também deve ter:

• Iniciativa

Estar sempre atento às novas oportunidades de negocio e ao mercado, assim como aos avanços da concorrência.

• Capacidade de planejamento

Muito antes de uma empresa existir no mercado, deve existir um planejamento para tal. Devem ser feitos constantes planos de ação, os quais devem ser monitorados, revistos e corrigidos.

• Rede de contatos

É essencial ter bons aliados em um negocio, sejam fornecedores ou clientes. Uma boa rede de contatos é sempre uma vantagem

• Persistência

Em algum momento o negocio vai dar errado cabe ao empreendedor acreditar na sua ideia até que se passe a crise

• Inovação

“As empresas que começaram pequenas e cresceram tinham um diferencial de mercado. O grande segredo para o sucesso é criar um novo conceito de produto ou serviço e inovar”, acredita Herica Righi, professora de inovação da Fundação Dom Cabral.


Como aflorar o espírito empreendedor?


“É raro ter ensino de empreendedorismo nas escolas primárias , mas a preocupação com isso tem crescido e começamos a ver algumas iniciativas desse tipo”, diz Zacharakis, da Babson College. E esse fato é um ponto falho, muitas vezes as crianças só conhecem esse papel por meio dos pais, quando eles são empreendedores. Ainda assim existem algumas escolas que exploram o tema no ensino fundamental, como as cidades Lins, Barra do Chapéu e São José dos Campos que implantaram na grade a disciplina. Motivados pelo grande sucesso de um curso do Sebrae com o Programa Jovens Empreendedores- Primeiros Passos. o conselheiro do Sebrae Tirso de Salles Meireles disse que investir na educação desse publico é uma das melhores alternativas para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Já no ensino superior é comum ter alguma noção de empreendedorismo. O nosso curso da UFCG incentiva bastante essa formação através de 3 disciplinas oferecidas, que abordam conhecimentos teóricos e práticos.Mais informações sobre elas, você pode conferir aqui.

Fora da escola e universidade existem vários programas que auxiliam na formação empreendedora como SEBRAE, o Parque Tecnologico e Anprotec que oferecem cursos práticos de vários temas de empreendedorismo.


Na próxima edição vamos falar quais são os primeiros passos pra abrir uma empresa.E como as organizações citadas acima podem auxiliar nos primeiros passos


Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo e Julie Pessoa- Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.