Pedaladas para o bem estar
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
Para quem não pode, não consegue ou não gosta de correr, por exemplo, pedalar é uma excelente alternativa de exercício aeróbico.




Com a chegada dos diversos recursos que facilitam a vida moderna, o sedentarismo acabou ganhando cada vez mais espaço no dia a dia, gerando ou agravando problemas de saúde. Uma das alternativas para combater isto é a velha e conhecida bicicleta. Segundo o censo comum, aprender a andar de bike é algo que a gente nunca esquece, e é verdade. Seja na infância, como grande parte das pessoas, ou em outra fase de sua vida, esse aprendizado será algo que você levará para sempre.



As pedaladas conseguem trabalhar no mesmo exercício várias musculaturas diferentes como: quadríceps, musculatura posterior da coxa, panturrilha, glúteos, musculatura abdominal e extensores da coluna. Até os músculos do ombro, braço e antebraço são desenvolvidos no ciclismo. De maneira geral ele ainda melhora o sistema cardiorrespiratório, alivia o estresse mental, queima calorias e fortalece as articulações. Um exercício simples que segundo Mauro Guiselini, professor de educação física do Complexo Educacional FMU (SP), ajudam a prevenir doenças crônicas como obesidade, colesterol alto e hipertensão.

Além das vantagens para a saúde, andar de bicicleta contribuie para a preservação do meio ambiente, pois é um veículo totalmente ecológico. E ainda te possibilita fugir dos engarrafamentos homéricos das grandes metrópoles. Por isso é essencial conhecer todos os sinais de trânsito. O uso da ciclovia é obrigatório, quando elas não existirem, opte por usar o acostamento ou a faixa de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via.




Na Europa, essa atividade é muito popular como forma de entretenimento. Sendo não só útil para o deslocamento, mas também, servindo como um fator econômico para o turismo durante o verão, a exemplo da Alemanha, Suíça, Itália, Espanha, Noruega, etc. Mas o Brasil não fica atrás, a cidade de Curitiba é considerada uma das melhores para andar de bicicleta. Ela possui 120 km de ciclovia para 1,8 milhão de habitantes, com seis bicicletários integrados espalhados pela capital do Paraná. O sistema de aluguel é simples e o morador ou turista pode pegar uma bike em qualquer um dos seis pontos, e não é necessário devolver no mesmo local. O trajeto é monitorado por aparelhos de GPS instalados nas bicicletas.

Em Campina Grande foram criados grupos de Pedal Noturno para as pessoas que gostam do esporte, mas não possuem tempo durante o dia para o exercício. Hoje são ao todo 3 grupos que saem a noite com mais de 90 ciclistas, sem limite de idade, porém crianças devem estar sempre acompanhadas de seus pais ou responsáveis. Por conta do horário as bikes necessitam de um equipamento de sinalização e o ciclista de roupas apropriadas, além do equipamento de segurança como capacete e luvas. Para participar basta apenas procurar um desses grupos que são organizados por algumas lojas de bicicletas e pagar uma taxa se inscrição que serve muitas vezes para contratar suporte para as pedaladas, além de um pessoal para garantir a segurança durante o pedal.

O ciclismo assim como qualquer outro exercício requer atenção e cuidados. É fundamental que se faça uma revisão periódica na bicicleta: verifique os freios e a calibragem dos pneus; observe e corrija, se necessário, folgas das partes móveis como a roda, caixa de direção e pedais. Uma bicicleta mal ajustada ou um erro de postura ao pedalar pode causar sobrecarga mecânica e consequentemente provocar dores em diversas partes do corpo. E lembre-se, use sempre capacete, caneleiras e proteções para os joelhos e cotovelos. Se o passeio for depois de ter escurecido, é também fundamental vestir um colete refletor e usar painéis luminosos e luzes na bicicleta.

Bom pedal!!



Referências

  • http://www.homeaway.pt/info/ideias-ferias/informacoes-gerais/atividades-e-bem-estar/andar-de-bicicleta
  • http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/andar-de-bicicleta-alivia-o-estresse-e-fortalece-musculos-e-articulacoes.html
  • http://www.bttgps.com/andar-de-bicicleta-vantagens-que-se-notam/
  • http://www.drivanrocha.com.br/website/index.php?option=com_content&view=article&id=49:bicicletas-ajustes-e-postura&catid=69&Itemid=90
Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio e Gleyser Guimarães
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.