Maio 2003
   

Recepção aos Feras
O PET-Computação realizou mais uma recepção aos calouros do curso, passando informações e realizando brincadeiras com os novatos.

Na primeira semana de aula deste período foi realizada pelo PET-Computação a já tradicional Recepção aos Feras. Esta atividade, que é repetida a cada início de semestre, tem como objetivo passar para os novatos informações sobre o curso e promover uma maior interação entre os feras e alunos de outros períodos, que já possuem uma maior experiência.

A Recepção teve início com uma pequena “pegadinha” para os feras, afinal todo fera que se preze merece passar um pequeno trote, para que ele possa realmente sentir sua transição do ensino médio para o ambiente universitário. Como a Recepção seria realizada durante a aula de Introdução a Computação, combinamos com a professora Joseana, que ministra a disciplina, para que ela fizesse várias perguntas bem difíceis à turma, como forma de testar os conhecimentos prévios dos alunos. Uma aluna do PET-Computação, devidamente “infiltrada” entre os feras, respondia todas as perguntas com a maior tranqüilidade, já que ela já havia repassado as respostas com a professora. O resultado foi que os feras ficaram atônitos, ao serem bombardeados com um monte de perguntas das quais eles nem imaginavam a resposta, e pior ainda ao verem que uma das alunas respondia a tudo com grande facilidade. O difícil era controlar a risada diante da expressão de espanto e medo nos rostos dos novatos.

Após explicarmos que tudo não passava de uma brincadeira o clima ficou mais leve e descontraído. Foi realizada uma dinâmica entre os feras para que eles se conhecessem e os petianos que estavam a mais tempo no curso falaram sobre o programa PET, as oportunidades de bolsas, o mercado de trabalho e a estrutura curricular do curso. No final foi realizado o sorteio de um brinde e um pequeno lanche, como forma de confraternização. Como não poderia deixar de ser, o verdadeiro fera não nega suas origens: na hora de comer, eles fizeram uma filinha, que nem no tempo de colégio. Tem nada não... com o tempo isso passa!

Os feras fazendo fila...
Por Vinicius F. Dantas