Jogo-da-Velha Doidão

Antes de tudo, a solução para o Desafio de Maio!

Em uma das variações do jogo-da-velha, cada participante pode marcar tanto cruz quanto círculo no intuito de alinhar três símbolos iguais.

Existe como o jogador que inicia a partida sempre forçar a própria vitória? Como seria essa estratégia?




Agradecemos à todos que conferiram o desafio deste mês. Agradecimentos especiais vão para os leitores abaixo que nos enviaram soluções corretas:

  • Matheus Gaudencio do Rêgo
  • Solon Liam Aguiar
  • Thiago Honorato

A seguir uma solução possível (resposta elaborada por um dos acertadores deste desafio, Matheus Gaudencio).



    Explicação:

    0. Tabuleiro vazio
    _|_|_
    _|_|_
    | |

    1. Minha jogada
    _|_|_
    _|X|_
    | |

    O adversário só pode jogar O (Se jogar X: eu ganho)
    Duas possibilidades (1.1 e 1.2) - as demais são simétricas

    1.1 - Jogada do adversário
    O|_|_
    _|X|_
    | |

    1.1.1 Minha jogada
    O|_|_
    _|X|_
    .| |O

    Onde o adversário marcar -> eu ganho.

    1.2 - Jogada do adversário
    _|O|_
    _|X|_
    | |

    1.2.1 - Minha Jogada
    _|O|_
    _|X|_
    |O|

    O adversário só pode jogar: O (do contrário, eu ganho).
    O adversário não pode jogar na mesma linha que O (do contrário, eu ganho).

    1.2.1.1 - Jogada do adversário
    _|O|_
    O|X|_
    |O|

    1.2.1.1.1 - Minha jogada
    _|O|_
    O|X|O
    |O|
    Onde o adversário jogar: eu ganho.

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Por PET-Computação
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