Objetivos
- O objetivo do Estágio Integrado
é o desenvolvimento de um projeto destinado a resolver um
problema específico de uma organização
(software-house, empresa, instituto ou laboratório de pesquisa),
sob a supervisão de um de seus profissionais qualificados, cujo
nome deverá ser submetido e aprovado pela
Coordenação de Estágios. A resolução
do problema deverá aplicar conhecimentos adquiridos durante o
curso, conforme plano de trabalho previamente aprovado por um professor
designado pela Coordenação de Estágios. O plano de
trabalho deverá justificar um mínimo de 300 horas de
atividades, que deverão ser cumpridas em um semestre letivo (http://www.dsc.ufcg.edu.br/~hmg).
Responsabilidades
Responsabilidades
(adaptadas de http://www.ddi.ufcg.edu.br/Estagio.htm)
Do Coordenador de
Estágio:
- Disponibilizar aos
professores e alunos, documentação e demais
informações referentes a atividades de Estágio
Integrado;
- Orientar o aluno quanto
aos procedimentos de Estágio Integrado;
- Acompanhar as atividades
de estágios em andamento;
- Informar ao Coordenador
do Curso, as notas das avaliações finais de
Estágio;
- Arquivar todas as
informações sobre os estágios realizados;
- Disponibilizar
todas as informações a respeito da disciplina
Estágio Integrado para os devidos fins da Unidade
Acadêmica de Sistemas e Computação.
Do Supervisor Acadêmico:
- Orientar o aluno na
elaboração da proposta do projeto;
- Orientar e acompanhar o
cumprimento dos prazos estabelecidos no cronograma do projeto;
- Orientar e acompanhar o
desenvolvimento do aluno na elaboração do projeto;
- Avaliar o trabalho final
e emitir nota final;
- Preencher o
formulário contendo a nota final do aluno:
- Enviar toda
documentação do aluno à Coordenação
de Estágio;
- Prestar
informações sobre eventuais problemas ocorridos no
estágio, para as devidas providências.
Do Aluno Estagiário:
- Elaborar junto a um dos
professores pertencente ao corpo docente da Unidade Acadêmica de
Sistemas e Computação, proposta de
orientação do estágio;
- Respeitar todas as
normas pertinentes ao Estágio Integrado;
- Cumprir o plano de
trabalho conforme orientação do orientador e do
Supervisor da demandante do Estágio;
- Respeitar e se fazer
respeitar em relação às normas da demandante do
Estágio;
- Reunir-se uma vez por
semana, com o orientador acadêmico para informar sobre o
andamento do projeto;
- Ter comportamento
profissional e postura ética no andamento das atividades de
estágio;
- Respeitar os direitos de
propriedade industrial da empresa, conforme Lei n.º 9.279 de 14 de
abril de 1996;
- Apresentar toda
documentação técnica referente ao estágio e
apresentar o trabalho ao final do estágio conforme
calendário estabelecido pela coordenação de
estágio.
Do Demandante do Estágio (empresa,
laboratório etc):
- Respeitar as normas
pertinentes ao Estágio Integrado;
- Oferecer
condições satisfatórias para o bom andamento do
Estágio Integrado;
- Disponibilizar todas as
informações a respeito do projeto desenvolvido pelo
estagiário;
- Disponibilizar um
profissional qualificado para acompanhar o aluno durante o
estágio;
- Formalizar termo de
compromisso de realização de estágio junto a um
dos órgãos credenciados no caso do estágio se
realizar nas dependências da demandante doestágio;
- Respeitar os
direitos autorais do aluno, conforme a Lei nº. 9.610 de 19 de
fevereiro de 1998.
Do Supervisor Técnico:
- Orientar o aluno quanto
aos procedimentos adotados na empresa e o uso das dependências da
mesma quando o Estágio se realizar nas suas dependências;
- Orientar o aluno a
respeito dos materiais e dos processos explorados pela empresa;
- Prestar
informações a respeito desempenho do aluno ao orientador;
- Avaliar o aluno ao
final do projeto.
Modelos
Plano
de Estágio (Elementos)
- Informações
Pessoais
- Ambiente do
Estágio
- Supervisão
(Acadêmica e Técnica)
- Resumo do Problema do
Estágio
- Objetivos do
Estágio
- Metodologia
- Atividades Planejadas
- Resultados Esperados
- Cronograma
- Bibliografia (ABNT)
- Anexos
- Aprovação
Material
importante:
Avaliação
Defesas de Estágio
(programação)
Informações Adicionais
|