Aprendendo sobre Ioga
Por Maria Leticia Barbosa
(maria.barbosa@ccc.ufcg.edu.br)
A vida pode ser bem estressante. Há muitas maneiras diferentes de lidar com o estresse, como por exemplo, conversando com amigos, fazendo exercícios, procurando ajuda profissional. Além dessas praticas, ioga ou yoga é uma solução que também ajuda a reduzir o estresse.

Muitas pessoas pensam em ioga como sendo uma pratica de esticar e contorcer o corpo em poses impossíveis, desconfortáveis ou estranhas de alguma forma. Mas ioga é mais fácil do que parece. Há poses simples e complicadas, variando de acordo com a habilidade. Para fazê-lo não é necessário nenhum equipamento, podendo ser realizado em qualquer lugar.

As posições de ioga são um bom exercício e podem ajudar a relaxar os músculos tensos do corpo. As áreas mais afetadas pela tensão são o pescoço, ombros e costas. Mas outras partes do corpo também podem se beneficiar de simples alongamentos de ioga. Entretanto, ioga não trabalha apenas exercícios físicos. A chave para obter o melhor de cada posição é o foco não só no corpo, mas na mente e na respiração.

O que é ioga?

Ioga, derivado da palavra sânscrita "Yuj", ou união, é uma disciplina de 3000 anos, que foi desenvolvida como parte da medicina tradicional indiana. Não é um dogma religioso, mas é simplesmente uma ferramenta para explorar a profundidade da natureza humana ou examinar os mistérios do corpo e da mente. Promove ainda a integração das partes físicas, mentais e espirituais do ser. A prática de ioga geralmente inclui o uso de posturas físicas, respiração controlada e da meditação, para melhorar o bem-estar geral. Posturas físicas, conhecidas como asanas¹, fornecem um treino suave, que melhora a força muscular, flexibilidade e alinhamento do corpo, e melhora a circulação, bem como as funções hormonais. Respiração iogue, conhecida como pranayama, é uma prática de inalação controlada, exalação e retenção de ar, que fornece uma ingestão ideal de oxigênio e uma remoção ideal do dióxido de carbono.

Como obter o máximo da ioga?

  • Quando você esta em uma posição de ioga, pense como você pode unir seu corpo, mente e respiração. Mesmo uma simples pose como a ?pose da montanha? é calmante quando você se foca em manter a respiração lenta e ainda mesmo se visualizando firme e estável como uma montanha.
  • "Focar ?no momento". Em vez de deixar que os seus pensamentos vagueiem quando faz ioga, pense sobre o que seu corpo e respiração estão fazendo neste momento. Observe como um músculo específico ou área do corpo sente. Concentre-se em respirar lentamente enquanto seu corpo se estica e se contorce lentamente, aumentando sua habilidade em focar e concentrar em todos os aspectos da vida.
  • Use bem a sua respiração nas poses mais difíceis. Quando uma pose de ioga parece desafiadora, imagine o envio de seu fôlego para a área em seu corpo sendo trabalhada.

Quando treinar ioga?

É importante incorporar poucas medidas de ioga no seu cotidiano para ajudar a lidar com os momentos estressantes. Algumas dicas de quando praticar são:

  • Antes de algum teste, exame, prova. Faça fáceis e leves giros do pescoço e costas. Além disso, tente apertar e relaxar os dedos e mãos. Estes exercícios podem levar menos de 30 segundos e podem ser repetidos quantas vezes você necessitar!
  • Enquanto estuda. Tente alguns movimentos de ioga simples para ajudar a relaxar as áreas que sofreram tensão durante o estudo, como girar o pescoço e ombros para liberar tensão do pescoço, ombros e costas. Dar uma mini-massagem no rosto para ajudar a soltar a mandíbula tensa.
  • Antes de dormir. Fazer alguns alongamentos antes de dormir ajuda a relaxar. Poses em que você dobra para frente tendem a acalmar. Elas permitem que você esqueça o resto do mundo e sinta-se tranquilo e pacifico.

Tipos de ioga

Existe mais de uma centena de correntes na ioga, mas, aqui no Brasil, estas são as mais populares:

  • Ashtanga: Essa modalidade exige um bom condicionamento físico, pois trabalha com movimentos que forçam uma longa permanência na mesma posição e muita atenção no controle da respiração.
  • Power yoga: Versão criada nos Estados Unidos, que uniu e adaptou as vertentes da Hatha e da Ashtanga. Combina uma pesada sequência de posturas com um intenso trabalho aeróbico.
  • Hatha: Campeã de adeptos no país, ela se baseia na busca do equilíbrio por meio de posturas que mesclam força, relaxamento e meditação.

A figura abaixo é uma ilustração de algumas posições para quem deseja iniciar a pratica de ioga:

O melhor beneficio da ioga é que ele ajuda você a descobrir mais sobre seu corpo, mente e emoções. Pode ajudá-lo a tornar-se uma pessoa mais equilibrada, calma, focada, e relaxada enquanto você passa por altos e baixos usuais da vida. Não necessariamente você se sentirá instantaneamente calmo, energético, os efeitos da ioga precisam se construir ao longo do tempo. Mas se você se dá meia hora por dia para fazer algumas posições de ioga, como as da figura acima, depois de algumas semanas você deve começar a notar uma mudança sutil. Manter a pratica por mais tempo se tornará uma parte natural de sua rotina diária, ajudando a lidar com os estresses do cotidiano.

1. Os Ásanas são exercícios que trabalham músculos e articulações, alongam e fortalecem os músculos, ativam glândulas e órgãos, fazendo com que tudo em nosso corpo funcione em uma incrível sincronia. Mas, para a ioga, o mais importante é que os ásanas desobstruem os canais de energia, nadis, permitindo que o fluxo de prana (energia vital) seja restaurado e intensificado.

REFERÊNCIAS

Parshad, O. Role of yoga in stress management. West Indian med. j;53(3):191-194, Jun. 2004.

http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/bem_estar/conteudo_247102.shtml

http://www.terra.com.br/saude/infograficos/posicoes-ioga/

http://www.arunayoga.com.br/?artigo/mostrar/37

http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/bem_estar/conteudo_285413.shtml

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.