A história do Atari 2600
Por Gleyser Guimarães
(gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br)
Nesta edição, a coluna História da Computação abordará a narrativa do ícone do entretenimento dos anos 80, o Atari 2600, que foi um fenômeno de vendas e é até hoje considerado um símbolo cultural da época.

Fundada em 1972 pelos americanos Nolan Bushnell e Ted Dabney, a Atari foi uma das empresas pioneiras do mercado mundial de games, sendo a responsável pela popularização e difusão dos jogos em âmbito mundial. A marca se consolidou após o lançamento de Pong para fliperamas. Todavia, a grande revolução ocorreu em 1977 quando lançou, nos Estados Unidos, o VCS (Video Computer System) – ou simplesmente Atari 2600, que foi projetado por Jay Miner. O console chegou ao Brasil em 1983, tornando-se um fenômeno de vendas entre os anos de 1984 a 1986 e seus jogos permanecem na memória de muitos que viveram a juventude nessa época.

A empresa Atari foi responsável pelo lançamento do Atari 2600

Em 1973, a Atari comprou a Cyan Engineering, uma empresa de engenharia de jogos, e iniciou o desenvolvimento de um sistema de video game de nova geração, e trabalhava em um protótipo conhecido como "Stella". Diferente de máquinas de gerações passadas que usavam lógica de programação própria e fixa para rodar um pequeno número de jogos, o núcleo do Stella era composto por uma CPU completa, o famoso MOS Technology 6502, porém em uma versão reduzida, conhecida como 6507. Eram utilizadas a combinação de chips de RAM e E/S, o MOS Technology 6532, um chip de display e o som de design próprio conhecido como TIA, de Television (Televisão) Interface (Interface) Adaptor (Adaptador) .

O Atari 2600.

A equipe de desenvolvimento estava bastante empenhada, pois buscava lançar o produto antes que outros similares chegassem ao mercado. Após algum tempo de desenvolvimento, a equipe contratou Jay Miner, um desenvolvedor de chip que concentrou vários circuitos em um único chip, tornando o TIA um chip único. Uma vez completo e testado, o sistema estava pronto para a venda. Na data de lançamento, em 1977, o desenvolvimento tinha custado aproximadamente 100 milhões de dólares. O preço inicial foi de 199 dólares, tinha 9 títulos(jogos) e foi um sucesso.

O Atari 2600 foi lançando em 1977 e contava com 9 títulos.

Em 1979 a empresa lançou o Atari 2600 que foi o presente de natal mais vendido, principalmente por seus jogos exclusivos. Milhões de consoles foram vendidos naquele ano. A Atari licenciou o grande sucesso de arcade Space Invaders, o qual aumentou ainda mais a popularidade do console, dobrando as vendas novamente para mais de 2 milhões de unidades vendidas. As vendas dobraram novamente pelos 2 anos seguintes, com venda de quase 8 milhões de unidades em 1982.

Anúncio do lançamento do Atari 2600

A Atari continuou a crescer até possuir uma das maiores divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Vale do Silício. Todavia os projetos começaram a não serem mais concretizados e várias tentativas de criar novos consoles falharam por alguma razão, além disso os membros da equipe começaram a ficar cada vez mais descontentes com a companhia que não dava créditos aos desenvolvedores de jogos. Muitos outros programadores deixaram a companhia e formaram suas próprias empresas, onde a mais proeminente e duradoura dessas empresas foi a Activision, fundada em 1980. Os títulos da Activision rapidamente se tornaram mais populares que os da própria Atari.

Tela de alguns jogos que estavam presentes no Atari 2600

Após 1986, o mercado dos videogames começou a declinar, a produção foi diminuindo devido a popularização dos microcomputadores com capacidades gráficas e sonoras superiores a do Atari, como os micros TK90X e TK95, os CP-400, os micros da linha MSX, dentre outros. Então, no fim da década de 80, o Atari deixou de ser produzido.

O Atari 2600 destacou-se não apenas no aspecto comercial, mas foi muito mais além, representando muito aprendizado e desenvolvimento tecnológico, influenciando a indústria de jogos da atualidade, como também marcou a memória de muitos e muitos jovens da época, que guardarão as emoções vividas naquela época para sempre.

O video a seguir aborda algumas informações adicionais:

REFERÊNCIAS

Matéria do portal Olhar Digital: Atari 2600

Matéria do Portal InfoEscola: Atari.

Matéria do portal Atari A história do Atari 2600 no Brasil.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.