Agenda - Setembro/Outubro 2013
Por Isabelly Cavalcante
(isabelly.cavalcante@ccc.ufcg.edu.br)
O 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados é o evento de destaque na Agenda Científica. Na Cultura, o destaque vai para o Projeto Cine Periferia em Ação.



Agenda Científica


29/09 a 04/10 - Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft)

O Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft) é um dos principais eventos realizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação, com a intenção de promover e incentivar a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional sobre as mais recentes pesquisas, tendências e inovações – práticas e teóricas – na área de software.

A programação do CBSoft conta com minicursos, tutoriais e workshops, além de integrar quatro eventos tradicionais organizados pela comunidade brasileira de desenvolvimento de software: XXVII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2013), XVII Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP 2013), XVI Simpósio Brasileiro de Métodos Formais (SBMF 2013) e VII Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS 2013)

O CBSoft 2013 acontecerá em Brasília, conhecida mundialmente como símbolo da arquitetura moderna, dos dias 29 de setembro a 04 de outubro.



30/09 a 03/10 - 28º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD)

Promovido anualmente pela Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área. Estando em sua 28ª edição, em 2013, o SBBD acontecerá na cidade de Recife e está sendo organizado pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco UFPE.

Assim como nas edições anteriores, a programação do SBBD contará com atividades diversas, como sessões técnicas, palestras, tutoriais e minicursos. Também destacamos o Workshop de Teses e Dissertações em Banco de Dados (WTDBD), a Sessão de Demos e a Sessão de Pôsteres.



14/10 a 16/16 –Dia do Blender

O Blender é uma suíte de criação 3D rápida e poderosa. Além de suas características avançadas de modelagem, animação de personagens e renderização, tem um motor de jogos integrado e ferramentas para edição de lógica. É gratuito, de código aberto e multiplataforma.

O Dia do Blender é um evento regional que acontece em várias cidades do Brasil no decorrer do ano de acordo com a disponibilidade dos organizadores e viabilidade do local. Na prática, o Dia do Blender acontece em uma cidade por estado, mas nem todo estado tem representação.

Rondonópolis representa Mato Grosso desde que o Dia do Blender começou e neste ano de 2013 será a V edição.

Para o evento em 2013 o tema será: Animação e Interatividade com Software Livre, uma tentativa de reunir apaixonados por desenho, arte, animação, jogos e ambientes interativos tanto da academia como da comunidade em geral. Também busca conquistar pesquisadores que necessitam de uma ferramenta robusta para seus projetos viabilizando o primeiro contato com o Blender, com um suporte inicial fornecido pelos iniciantes e membros avançados da comunidade.



16/10 a 18/10 – XII International Conference on Entertainment Computing (ICEC)

A Conferência Internacional de tecnologia de entretenimento (ICEC 2013) será um fórum internacional para o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre pesquisadores e desenvolvedores da área de entretenimento na computação.

Pesquisadores de diferentes áreas, como jogos, HCI (Human Computer Interface), educação, design, engenharia de tecnologia de entretenimento, arte, teoria e aplicação de tecnologia de entretenimento estão convidados a participar ICEC 2013 organizada sob os auspícios da Federação Internacional de Processamento da Informação (IFIP) nos dias 16 a 18 de outubro em São Paulo - SP.



20/10 a 24/10 - II Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS)

O II Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS) será realizado dos dias 20 a 24 de outubro, em Fortaleza-CE, Brasil. O objetivo desta conferência é promover a pesquisa em Sistemas Inteligentes e intercâmbio científico entre pesquisadores, profissionais, cientistas e engenheiros em disciplinas associadas. O BRACIS é a combinação dos dois eventos científicos mais importantes do Brasil em Inteligência Artificial (AI) e Inteligência Computacional (IC): o Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial - SBIA e o Simpósio Brasileiro de Redes Neurais - SBRN.



22/10 a 24/10 – InfoBrasil

Em sua 39ª Edição, o InfoBrasil 2013 acontecerá no período de 22 a 24 de outubro, no Centro de Cultura e Arte da Assembleia Legislativa do Ceará, em Fortaleza - CE. O InfoBrasil conta em sua programação com mais de 100 palestras, entre conferencias, palestras shows, apresentação de trabalhos, oficinas, workshop, cyber café e mostra aplicada. Tendo como tema geral:

O evento tem como objetivos convergir, integrar, atualizar e capacitar os pequenos e médios empresários, profissionais, pesquisadores e estudantes da área de telecomunicações, tecnologia da informação, comunicação e Internet; promover relacionamento profissional e a troca de informações entre as empresas, criando meios para a prospecção e promoção de negócios; despertar o interesse de estudantes do ensino médio profissionalizante para as oportunidades da carreira no segmento de TIC e; divulgar as políticas públicas para a área de TIC e Inovação no âmbito do Governo Federal, Estadual e Municipal. Para mais informações acesse o site.



22/10 a 24/10 – XII Simpósio de Informática (SIRC)

O SIRC é organizado anualmente pelos Cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), em Santa Maria. O principal objetivo do evento é promover a discussão em torno de temas relevantes e atuais na área de informática. Pesquisadores e profissionais atuando nesta área são fortemente encorajados a submeter artigos originais relatando suas experiências. Os trabalhos selecionados são apresentados em sessões técnicas ao longo do evento. Além disso, o evento conta com a realização de palestras e minicursos.

Terá ainda uma Olimpíada de Programação que tem como objetivo proporcionar oportunidades e incentivo para o treinamento do estudante universitário quanto sua capacidade para a resolução de problemas e o desenvolvimento de software em tempo limitado. Com este fim, criam-se mecanismos para a premiação de tais habilidades, estimulando seu aperfeiçoamento.

Podem participar estudantes da graduação dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação de qualquer instituição. Estes estudantes comporão equipes com quatro alunos, devidamente matriculados nos cursos de graduação. Para maiores informações sobre a olimpíada entre no site.



Agenda Cultural


23/09 a 18/10 - Projeto “Cine Periferia em Ação” oferece cursos em Campina Grande

O projeto “Cine Periferia em Ação” terá início na Associação Casa Nova Redenção, em Campina Grande, no dia 23 de setembro e deve se estender até 18 de outubro. O evento realizará oficinas gratuitas de roteiro, fotografia para cinema e produção de vídeo para a comunidade. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos, do Governo do Estado da Paraíba.

Durante o período do curso os alunos farão três curta-metragens que serão exibidos na cerimônia de entrega dos certificados. Em seguida, serão produzidos mil DVDs com os filmes que serão distribuídos gratuitamente na comunidade.

Segundo Hugo Rafael, idealizador do projeto, a iniciativa tem como objetivo transformar os jovens em situação de vulnerabilidade social em protagonistas de suas próprias histórias, usando o audiovisual para passar princípios de ética e cidadania.

“A democracia é fruto de uma decisão da sociedade, a partir de propósitos comuns e com respeito às diferenças. É algo que se constrói cotidianamente, e assim será construído pelos jovens atendidos”, ressalta Hugo. O “Cine Periferia em Ação” estimula a comunicação democrática e de qualidade como um fator importante para qualquer atividade de desenvolvimento local. O sentido de desenvolvimento adotado não se restringe a questões econômicas, mas considera também dimensões culturais e sociais da comunidade envolvida.

As inscrições para as oficinas já estão encerradas. Para mais informações sobre o projeto e sua programação, acesse o site.



27/09 – Monólogo baseado na obra de Clarice Lispector é encenado no Teatro Paulo Pontes, em Campina

O monólogo “A mulher Distante”, baseado no livro Água Viva, é uma ótima oportunidade para quebrar tabus, apreciar ou rememorar e mergulhar no universo denso e poético da escritora Clarice Lispector. A apresentação acontece no próximo dia 27 de setembro, às 21h, no Teatro Paulo Pontes.

A atriz Monique Targino encara o desafio de subir ao palco para envolver o público nessa narrativa onde a autora se confunde com a personagem, uma solitária pintora que se lança em infinitas reflexões sobre o tempo, a vida e a morte, os sonhos e visões, as flores, os estados da alma, a coragem e o medo. A adaptação do texto fica a cargo de Dias Mirandas.



27/09 - Grupo “Coro em Canto“ promove espetáculo Recital de Primavera em Campina Grande

A estação mais inspiradora do ano é tema do espetáculo promovido pelo coral Coro em Canto, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O grupo realizará no próximo dia 27 de setembro o Recital da Primavera. A apresentação acontecerá a partir das 20h no Teatro Municipal Severino Cabral.

O evento, que terá a regência do maestro Lemuel Guerra e participação do pianista Paulo César, será pautado por uma programação musical que vai do erudito ao popular.

Com 28 anos de existência, o Coro em canto já realizou mais 400 apresentações em eventos regionais e nacionais, se destacando em participações nos mais renomados encontros de corais do Brasil.



29/09 – “Cãominhada” promovida por ONG em Campina Grande

Uma ação irreverente para chamar a atenção das autoridades quanto à necessidade de instalação de uma delegacia especializada em defesa dos animais. Essa é a proposta da ONG Adota Campina e das demais instituições e grupos de proteção, que realizarão no próximo dia 29 de setembro, em Campina Grande, uma Cãominhada. A população pode participar levando seus animais de estimação para uma manhã diferente.

A concentração do evento acontecerá a partir das 7h em frente à Associação Campinense de Imprensa (ACI), às margens do Açude Velho. A ação recebe apoio da Secretária Municipal de Esporte, Centro de Zoonoses, Equipe “Mexe Campina” e prefeitura municipal. Uma tenda será montada no largo do Açude Velho para recolher as assinaturas do abaixo assinado que solicitará a instalação da delegacia.



Sesc divulga selecionados para Mostra de Música Paraibana

O Serviço Social do Comércio na Paraíba lançou dia 13 de setembro o resultado das músicas selecionadas para a Mostra Sesc de Música Paraibana, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de outubro. Uma comissão julgadora formada por profissionais da área selecionou 18 compositores para integrarem um CD e para as apresentações no palco do Teatro Ednaldo do Egypto, em João Pessoa, onde acontece o evento.

Um dos integrantes da comissão é o diretor musical e bacharel em Música, Sergio Gallo, que ressalta os critérios de seleção e destaca o ineditismo das canções. “Todos os estilos são aceitos e igualmente avaliados. Além da originalidade, a gente busca dar oportunidade aos novos talentos e incentivar os artistas já conhecidos a estarem sempre criando novas composições”, afirmou. A banca contou, ainda, com o músico George Glauber e o maestro Carlos Anisio. Os selecionados receberão uma ajuda de custo em dinheiro pela participação, contarão com uma banda base à disposição durante a apresentação e ainda terão a oportunidade de gravar em estúdio.

A Mostra Sesc de Música Paraibana tem o intuito de descobrir e valorizar os talentos regionais e difundir a música como expressão cultural. O evento será entre os dias 7 e 9 de outubro às 19 horas no Teatro Ednaldo Egypto em João Pessoa - PB.



Aproveite esse período da melhor forma possível.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.