A origem das ferramentas de busca
Por Grupo PET Computação
(pet@computacao.ufcg.edu.br)
A maior parte das pessoas, sempre que quer pesquisar algo, recorre aos “Search Engines”, ou buscadores. Apesar de esta ser uma prática comum nos dias de hoje, esses mecanismos nem sempre foram tão eficientes e práticos.

Os mecanismos de busca surgiram pouco tempo após o aparecimento da internet. Atualmente, sua finalidade é prestar um serviço eficiente para acessar qualquer informação na rede a partir de palavras-chave e mostrá-las de forma organizada. Dentre os motores de busca mais conhecidos, estão o Google, Yahoo, Amazon, Msn search.

O primeiro motor de busca a surgir foi o Archie, que tinha como intuito apenas buscar programas em servidores FTP, e não pesquisa de páginas. O Archie foi criado em 1990 por Alan Emtage, estudante da McGill University em Montreal, Canadá. O primeiro motor de busca a conseguir indexar documentos foi o Gopher, criado em 1991 por Mark McCahill da Universidade de Minessota.

O primeiro motor de busca criado para a web foi o Wandex, desenvolvido em 1993 pela World Wide Web Wanderer, mais especificamente por Matthew Gray no MIT. O objetivo principal do Wandex era medir o tamanho da web e foi o primeiro a capturar URL, gerando a primeira base de dados de sites.

Em 1994, surgiu um dos mais conhecidos atualmente, o Yahoo, que, a priori, era utilizado somente como uma lista pessoal de favoritos. Não obstante, o marco principal do ano foi o surgimento do WebCrawler, o primeiro a indexar a página inteira e o Lycos (começou na Carnegie Mellon University) que iniciou a busca por relevância e que, dois anos após, viria a contar com mais de 60 milhões de documentos indexados.

O buscador que era mais utilizado no Brasil surgiu em 1995. O “Cadê?” foi criado por Fábio de Oliveira e Gustavo Viberti e tornou-se rapidamente o mais utilizado por brasileiros. Nessa época, os mecanismos de busca ficaram conhecidos como a “mina de ouro”, tendo em vista o grande investimento dado ao desenvolvimento da internet no fim da década de 90.

O mais utilizado, atualmente, é o Google que surgiu apenas em 1998 destacando-se com o sistema de PageRank. Ganhou espaço rapidamente a ponto de portais como Yahoo e AOL começarem a utilizá-lo como sua ferramenta de busca. No mesmo ano, foram lançados o MSNsearch e o Open Directory, não tão conhecidos na época.

Quando o mercado dos Search Engine pareciam esfriar um pouco, o Yahoo compra o “Cadê?” em 2002 e, um ano depois, o Google lança o AdSense, ferramenta que permitia que os proprietários de sites divulgassem anúncios, garantindo lucro. Tais fatos relembraram o frenesi ocorrido no fim da década de 90, fazendo com que os portais de busca investissem em outros serviços.

Atualmente, os antigos motores de busca se tornaram muito mais que isso, inclusive, empresas que surgiram no mercado de TI somente com buscadores, hoje são gigantes da computação e estão modificando a forma como as pessoas interagem na rede mundial de computadores. O que percebemos é que as empresas estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, oferecendo cada vez mais serviços, com maior agilidade e eficiência.

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.