A musculação a favor da saúde
Por Igor Cruz
(igor.cruz@ccc.ufcg.eu.br)
A musculação é um treinamento praticado utilizando pesos. É uma das atividades físicas mais recomendadas por profissionais de saúde, pois, evita lesões, diminui a obesidade, aumenta o bem estar corporal e psicológico e, consequentemente, melhora a qualidade de vida de quem a pratica.

A ideia imediata que vem a mente da maioria das pessoas quando se fala em musculação é a de músculos hipertrofiados, pernas torneadas, braços fortes, enfim, um corpo bem definido. Mas, na verdade, essa prática vai muito além do campo estético. A musculação tem uma conexão muito íntima com a saúde, pois:

• Torna o coração mais saudável, resistente a esforços intensos;

• Corrige a postura, já que fortalece os músculos das costas e aumenta a flexibilidade;

• Fortalece a autoestima;

• Melhora o sono e o bem estar;

• Estimula a produção de células ósseas, fixando cálcio e aumentando a densidade óssea, dificultando a incidência da osteoporose (diminuição da massa óssea tornando os ossos sensíveis a fraturas);

• Fortalece os músculos, o que aumenta a estabilidade nas articulações, evitando a artrose (desgaste nas articulações).

“A musculação é um exercício que pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária, porém, não recomendaria para crianças abaixo de 12 anos, já que, essas, geralmente, não a consideram muito atrativa, pois se baseia em exercícios repetitivos e em muita dedicação. Logo, torna-se mais adequado práticas esportivas mais lúdicas, como: futsal, vôlei, dentre outras.”, afirma José Mário Medeiros, dono de uma das maiores academias de Campina Grande (PB). Deve-se observar também que crianças têm maior tendência a sofrer lesões, independente do esporte que pratiquem, pois, não têm ossos devidamente calcificados e o corpo completamente desenvolvido.

Em idosos, a musculação também é uma prática benéfica e muito importante, já que fortalece a musculatura, articulações e tendões, tornando mais fácil a execução de tarefas do cotidiano. Mas, devido à sensibilidade óssea e outros fatores que são gerados com o envelhecimento, se faz necessário treinos bem orientados e acompanhados por profissionais da área.

A musculação sendo executada sem um acompanhamento de profissionais qualificados pode trazer diversos danos à saúde, como lesões aos músculos e às articulações. "Em geral, esses problemas são o reflexo da busca por mudanças imediatas", afirma Fabiano Nunes Faria, ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa (SP). Um dos erros observados em pessoas que treinam sozinhas é a postura. Essa é uma das causas de lesões na coluna, dores nas costas, dentre outras. Além disso, há também lesões nos joelhos, quando fazemos, por exemplo, exercícios de agachamento com posturas errôneas e cargas exageradas.

Abaixo, algumas dicas para evitar lesões.

• Independente dos exercícios praticados, mantenha movimentos controlados;

• Nos exercícios abdominais, que contribuem para dar sustentação às costas, mantenha os joelhos flexionados e não force o pescoço;

• Para os exercícios cuja execução é feita deitada no banco, coloque os pés sobre ele;

• Exercitar o grupo de músculos que compõem a região do abdômen, costas e quadris, ajuda a corrigir a postura, fortalece a coluna e evita lesões.

Atualmente, vivemos susceptíveis a diversos problemas de saúde, caso o nosso corpo e mente não estejam preparados. Não podemos simplesmente ser sedentários. Logo, a musculação chega como solução para nossos problemas. Essa prática, independente de idade, quando feita de forma correta e com acompanhamento profissional, torna-se um exercício bastante prazeroso e saudável, melhorando nossa vida cotidiana e prevenindo doenças. Porém, para os que desejam melhorar esteticamente, lembrem, os resultados obtidos a partir da musculação demoram certo tempo, assim, exagerar em cargas e exercícios, procurando por um corpo bem definido rapidamente, geralmente, acarretará em lesões.

“O principal patrimônio que possuímos é o corpo, invistam nele”.

José Mário Medeiros

FONTES

http://flammaacademia.blogspot.com.br/2009/09/importancia-da-musculacao.html

http://www.scf.unifesp.br/artigos/artigo_gabi-2.htm

http://www.efdeportes.com/efd167/a-musculacao-no-controle-da-pressao-arterial.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2906200832.htm

http://corpoacorpo.uol.com.br/fitness/treino-na-academia/erros-na-malhacao-veja-como-prevenir-e-evitar-lesoes/1433

Jornal PETNews - Edição: Jeymisson Oliveira - Revisão: Iago Araújo e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.