Profissões Web
Por José Iago Pereira Araújo
(jose.araujo@ccc.ufcg.edu.br)
Apesar de haver cada vez mais pessoas com acesso à internet, são poucas as que conhecem os profissionais que estão por trás do desenvolvimento de um website. Descubra mais sobre as suas profissões e as diferenças existentes entre elas.

A necessidade de as empresas se aproximarem ainda mais do consumidor, unida à expansão da "inclusão digital", levaram ao aumento e a uma maior valorização dos chamados profissionais web.

Três profissionais da área bastante conhecidos são: Web Designer, Web Developer e Web Master. Apesar de estarem fortemente interligados, possuem funções e conhecimentos específicos diferentes.

  • Web Designer

O Web Designer é, entre os profissionais web, o mais conhecido, porém muitos ainda desconhecem sua verdadeira função e importância no que diz respeito à usabilidade.

Como o próprio nome diz, o Web Designer é o responsável pelo design ou elaboração de um projeto de website, ou seja, sua principal função é traduzir um desejo ou ideia de um cliente e transformar isso em um sucesso da web, utilizando artifícios de diversas áreas técnicas, dependendo da complexidade do projeto, impedindo que o profissional não se restrinja ao uso de uma ou outra tecnologia.

Como foi dito, a noção de usabilidade é de extrema importância para um Web Designer, pois ele deve garantir que o usuário final utilize o serviço sem nenhum problema e de forma agradável.

Além da criatividade, para assumir um cargo de Web Designer é muito importante ter conhecimento em HTML (HyperText Markup Language), usada principalmente para estruturação de textos, e em CSS (Cascading Style Sheets), muito utilizada na construção da aparência das páginas para Web.

Tendo conhecimento dessas tecnologias, será muito mais simples aprender outras, como XHTML (Extensible HyperText Markup Language) e XML (Extensible Markup Language), consideradas pré-requisitos para atuar em diversas empresas da área.

  • Web Developer

O que seria de um site sem seus aplicativos e seus efeitos que atraem a atenção do usuário? Basta dizer que não seria muito acessado, afinal de contas, não é interessante para uma empresa ter um endereço na rede não interativo o suficiente com seus clientes. Para garantir essa interação, a profissão de Web Developer vem ganhando bastante espaço no mercado de trabalho atual.

Esse profissional é responsável pela criação de aplicativos para endereços na rede, os quais podem variar de um simples formulário de cadastro para um software de muita complexidade, e criação de scripts com sua manutenção devida.

Muitos dos que exercem essa função começaram seu aprendizado já na Web, geralmente na criação de seu próprio website, por isso, muitos não possuem conhecimento teórico suficiente em desenvolvimento de softwares. Isso pode não ser um problema para sites pequenos, mas, para as grandes empresas, a falta de conhecimento na área faz com que muitos criem aplicativos de maneira desorganizada, o que dificulta uma futura melhoria.

Para conseguir um bom emprego como Web Developer, é fundamental ter conhecimento sobre matemática, lógica de programação, linguagens de programação (como Java, PHP, Python etc.), banco de dados e muitos outros que variam de acordo com a necessidade do cliente.

  • Web Master

Todo projeto de website precisa de alguém que o administre e coordene os que nele estão envolvidos. Dá-se a esse "alguém" o nome de Web Master.

Muitos se autodenominam Web Master por possuírem seu próprio site e manuseá-lo da forma que acham adequado, mas suas responsabilidades vão além de um simples controle sobre um website. Esse profissional acompanha todas as ações em um website, testando cada detalhe e aplicativo desenvolvido, e projeta estratégias de publicidade para a divulgação do endereço na rede, podendo também atuar na área de programação e no desenvolvimento de banco de dados.

As habilidades desse profissional são na verdade um conjunto das habilidades do Web Designer com as do Web Developer, atreladas a um conhecimento em marketing e a uma boa comunicação. Devido a isso, ele é, entre os três, o que possui melhor remuneração.

Apesar de possuírem funções diferentes, todas exigem uma boa comunicação dos profissionais, assim como uma boa capacidade de trabalhar em grupo. A remuneração para qualquer uma das profissões varia muito de acordo com o tempo de experiência, conhecimentos técnicos cobrados pela empresa e complexidade do projeto, podendo ultrapassar a marca dos 5 mil reais, segundo informações da revista INFO, as quais podem ser conferidas clicando aqui.

Jornal PETNews - Edição: Caio Paes - Revisão: Janderson Jason e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2011. All rights reserved.