Uma introdução à Lógica Matemática
Por Igor Cruz
(igor.cruz@ccc.ufcg.eu.br)
A lógica matemática é uma área que estuda a aplicação da lógica formal na matemática, sendo muito usada no contexto da computação. Entenda melhor sobre o que é esse campo de estudo e resolva uma questão do POSCOMP 2013 .


A lógica matemática utiliza-se de uma linguagem formal para descrever o raciocínio matemático. Ao contrário da linguagem cotidiana, a linguagem formal possui sentido completo, sem ambiguidade, já que é construída a partir de modelos matemáticos.

Na computação, a lógica matemática é utilizada de diversas formas, particularmente, na especificação, análise e testes de software. Além de ajudar na compreensão de problemas e melhorar o raciocínio.

Confira o video abaixo do professor Serna, profissional com mais de 20 anos de carreira na área Matemática.

Agora vamos tentar resolver a questão abaixo (questão 11, POSCOMP 2013):

A sentença: “Se pedro faz as tarefas todos os dias, então Pedro terá boas notas no final do ano”, na lógica formal é representada por; P -> Q. A negação dela seria: ~(P -> Q), porém não encontramos esse item nas respostas. Assim, temos que achar um argumento equivalente (arqumento que possui a mesma tabela verdade que o apresentado anteriormente). Sabemos que: P -> Q é equivalente a ~P v Q. Adicionando a negação, temos; ~(~P v Q), como ainda não possuímos essa expressão nas respostas, vamos aplicar a “Lei de D’Morgan” e teremos como resultado; P ^ ~Q. Logo, a resposta correta é a letra c.

Referências:

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.