Grafeno e suas aplicações.
Por Felipe Sales
(felipe.sales@ccc.ufcg.edu.br)
Conheça um pouco mais sobre o novo elemento que promete revolucionar a tecnologia e as nossas vidas, tal como o silício fez anos atrás.

O grafeno é um dos alótropos do carbono, ou seja uma forma cristalina alternativa, tal como o diamante e o grafite. Podemos ainda definir o grafeno como uma folha plana bidimensional de átomos de carbono densamente compactados e com a espessura de um único átomo. As principais características do grafeno são: extremamente resistente (mais do que o próprio diamante), flexível, com excelentes propriedades térmicas, transparente, impermeável e com condutividade elétrica 100 vezes mais rápida que o cobre.

Todas essas características tornam o grafeno um elemento com um potencial para revolucionar a tecnologia como a conhecemos. Podemos citar pelo menos 3 áreas que o grafeno irá afetar diretamente, são elas: telecomunicações, eletrônica, energética.

Na área de telecomunicações podemos citar o uso do grafeno na fabricação de telas flexíveis, não só telas mas também baterias. Na parte de eletrônica já se estuda a construção de transistores de grafeno que serão ainda menores que os atuais, já possuindo dimensões microscópicas. No ramo energético, já foram propostas baterias de grafeno, que conseguem ser carregadas mais rapidamente do que as atuais de lítio.

No contexto da computação, o grafeno pode atuar das mais diversas formas, seja aumentando o poder de processamento, já que é um melhor condutor de eletricidade e esquenta menos; ou ainda melhorando o acesso a Internet considerando que o gargalo atual é na parte de conversão da transmissão óptica para elétrica, sendo que o circuito de grafeno é até 100 vezes mais rápido que um comum.

O Brasil já está investindo em pesquisas sobre o grafeno e terá o primeiro centro de pesquisas avançadas em grafeno da América Latina, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, a ser inaugurado no primeiro semestre de 2014. O centro terá como objetivo principal não só dominar as técnicas de obtenção do grafeno mas também “estudar as propriedades para desenvolver tecnologias e dispositivos que atendam as necessidades da sociedade”, segundo Eunezio Antonio Thoroh de Souza, coordenador do MackGrafe MackGrafe.

O vídeo a seguir fala um pouco mais sobre as aplicações do grafeno e do estado da arte dele no mundo.

Com tantas possibilidades é evidente que o grafeno ainda vai nos surpreender muito, positivamente ou negativamente pois ainda existem muitas incertezas, para cada aplicação proposta há uma série de obstáculos a serem superados para a sua utilização no nosso cotidiano.

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.