Prêmio Nobel de Física aproxima a nova era dos computadores quânticos.
Por Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com)
O Prêmio Nobel 2012 de Física, compartilhado por um americano e um francês “por métodos experimentais inovadores que permitem medir e manipular sistemas quânticos individuais” ajudou os cientistas a dar os primeiros passos rumo à construção de computadores super-rápidos.

Na última terça-feira, 09 de outubro de 2012, escolhidos pela Academia Real de Ciências da Suécia, os cientistas Serge Haroche da França e o americano David Wineland, conquistaram o prêmio Nobel 2012 de Física mostrando como observar partículas quânticas individuais, preservando suas propriedades quânticas. Tal descoberta abriu as portas para novos e importantes experimentos da física quântica. Foi concedido um prêmio de 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,2 milhão).

Serge Haroche (Foto: CNRS).

Haroche nasceu em Casablanca, em 1944. Ele obteve seu PhD na Universidade de Paris VI, em 1971. Sua pesquisa em óptica quântica e ciência da informação quântica tem sido realizada principalmente em Kastler Brossel, Laboratório da ENS.

David J. Wineland (Foto: NIST/Divulgação).

Wineland nasceu em Milwaukee, em 1944. Ele estudou na Universidade da Califórnia, em Berkeley, obtendo seu PhD pela Universidade de Harvard em 1970. Seu trabalho incluiu avanços em óptica, especificamente na computação quântica.

Os métodos inovadores de Wineland e Haroche permitiram à indústria dar os primeiros passos para a construção de um novo tipo de supercomputador baseado em física quântica. A Academia em nota disse, acrescentando: ”Talvez o computador quântico mude nossas vidas diárias neste século da mesma forma radical como o computador clássico fez no século passado.”

Físico francês, Serge Haroche, à direita e seu ajudante Igor Dotsenko em Paris em 2009

Físico americano David J. Wineland (Foto: ©NIST/Geoffrey Wheeler).

Embora desenvolvidas separadamente durante muitos anos por suas equipes nos EUA e na França, os trabalhos são sinérgicos, disse a Academia em nota.

"Eu uso átomos para estudar fótons, e ele usa fótons para estudar átomos", Haroche disse em uma entrevista por telefone com Nobelprize.org sobre o seu trabalho e o de Wineland. E acrescentou: "Ele é um amigo, e eu admiro seu trabalho muito. Estou muito feliz em dividir o prêmio com ele.”.

Íons aprisionados de David Wineland. (Foto: Real Academia Sueca de Ciências.).

Em laboratório, átomos eletricamente carregados ou íons são mantidos dentro de uma armadilha formada por campos elétricos. Um dos segredos por trás do avanço de Wineland é o domínio da arte de usar feixes de laser e criação de pulsos de laser. Um laser é usado para colocar o íon em seu estado mais baixo de energia e permitir o estudo de fenômenos quânticos com o íon preso. Cortesia: A Real Academia Sueca de Ciências.

Armadilha” de fótons de Serge Haroche. (Foto: Real Academia Sueca de Ciências.).

No laboratório de Serge Haroche em Paris, em vácuo e a uma temperatura de quase zero absoluto, os fótons de micro-ondas saltam para trás e para frente dentro de uma pequena cavidade entre dois espelhos. Durante o seu longo tempo de vida, muitas manipulações quânticas podem ser realizadas com os fótons presos sem os destruir.

O campo da óptica quântica, que trata da interação entre luz e matéria, tem visto um progresso considerável desde meados dos anos 1980, disse a Academia em nota. Porque as partículas individuais não são facilmente isoladas do seu ambiente envolvente e perdem suas misteriosas propriedades quânticas assim que interagem com o mundo exterior, pensava-se que a observação direta não poderia ser alcançada.

A pesquisa além de contribuir para fabricação de supercomputadores, também auxiliará na construção de relógios extremamente precisos, podendo se tornar a base para um novo padrão de contagem do tempo, aumentando cem vezes a precisão dos relógios de césio atuais.

Pesquisas nessa área também são realizadas na UFCG, no IQuanta.

Confira o anúncio do prêmio Nobel de Física 2012.

Mais informações:

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/

http://www.nist.gov/public_affairs/releases/wineland-nobel-release.cfm

http://www.college-de-france.fr/site/serge-haroche/index.htm

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.