Agenda – Outubro/Novembro 2012
Por Savyo Igor da Nóbrega Santos
(savyo.santos@ccc.ufcg.edu.br)
Eventos na área de Inteligência Artificial e Sistemas Computacionais são destaques da agenda científica. Na agenda cultural, o destaque vai para o 2º turno das Eleições 2012.



Agenda Científica

20/10 a 25/10 - Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS)

O BRACIS 2012 acontecerá no período de 20 a 25 de outubro na capital paranaense (Curitiba) e representa a união dos seguintes encontros: XXI Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial – SBIA, XII Simpósio Brasileiro de Redes Neurais – SBRN e o IX Encontro de Inteligência Artificial – ENIA 2012. O evento conta, na sua programação, com palestras de profissionais da área de IA, assim como workshops nas áreas de Robótica e Evolução Computacional, por exemplo.

24/10 a 26/10 - Internacional Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing (SBAC-PAD)

O SBAC-PAD é uma conferência realizada anualmente, na qual são apresentados os avanços recentes no desenvolvimento de aplicações de alta performace, também serão discutidos temas sobre arquitetura de computadores e tecnologias distribuídas. A 24ª edição do evento será realizada em Nova Iorque (Estados Unidos) e conta com apresentações de trabalhos, além de palestras e keynotes com empresários e pesquisadores da área, como Mark Snir, do Argonne National Laboratory/USA, e Lynn Lewis, sócio da AMD, líder mundial na área de design inovador de semicondutores voltados à nova era das experiências digitais.

02/11 a 04/11 - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames)

A 11ª edição do SBGames será realizada na cidade de Brasília (Distrito Federal) e constitui o maior e mais importante evento da América Latina na área de jogos e entretenimento digital, reunindo, anualmente, pesquisadores, estudantes, artistas, designers e professores das universidades, centros de pesquisa e da indústria digital. O evento oferece na sua programação tutoriais, apresentações de trabalhos e palestras de empresários da indústria digital sobre a área.

05/11 a 09/11 - Simpósio Brasileiro de Engenharia e Sistemas Computacionais (SBESC)

O SBESC é um evento que tem o objetivo de instigar contatos e discussões sobre diversos temas relacionados ao desenvolvimento de sistemas computacionais, promovendo, dessa forma, a integração e a disseminação do conhecimento entre pesquisadores, profissionais e estudantes que atuam nessa área. A 2ª edição do evento será realizada na capital potiguar (Natal) e sua programação conta com keynotes e palestras de profissionais dessa área, além de apresentação de trabalhos científicos.


Agenda Cultural

27/10 - Trinave em Recife

A 2ª edição do evento intitulado “Trinave” na cidade de Recife/PE é a mistura de dois eventos. Sendo esses: o Trivela, em que a banda Asa de Águia se apresenta por várias horas no menor trio elétrico do mundo, e o EVANave, em que a Banda EVA canta os grandes sucessos da carreira num palco em formato de nave. O evento será realizado na Área Externa do Centro de Convenções de Pernambuco.

28/10 - Eleições 2012: 2º turno

No dia 28 de outubro, haverá 2º turno naquelas cidades com mais de 200 mil eleitores em que os candidatos a prefeito não atingiram mais de 50% dos votos válidos. Na Paraíba, haverá 2º turno nas cidades de Campina Grande e João Pessoa.

17/11 - Transpiration em João Pessoa

A 2ª edição do Transpiration será realizada na Praia do Jacaré, em João Pessoa (Paraíba), e contará com quatro DJs de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Paraíba.


Aproveite esse período da melhor forma possível

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Joseana Fechine
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.