Vamos entender a importância dos Sistemas de Recomendação nas Redes Sociais.
Por Flavio Farias
(flvhfarias1@gmail.com)
Vamos entender um pouco sobre a aplicação dos Sistemas de Recomendação nas Redes Sociais a partir da pesquisa "Levantamento do Estado da Arte em Sistemas de Filtragem de Informação e de Recomendação Personalizada de Recursos no Contexto de Redes Sociais".

Sistemas de Recomendação é uma área de extrema importância atualmente, evidenciada pelo grande número de redes sociais e e-commerce. Diariamente vemos sua aplicação nas redes sociais quando recebemos uma sugestão de amigo ou de produto. Essa recomendação é feita baseada em informações retiradas do nosso perfil, lista de amigos e das páginas que acessamos.

Para entendermos um pouco mais sobre os Sistemas de Recomendação, precisamos saber como eles são classificados. Esses sistemas podem ser divididos em três categorias, a partir de como a recomendação é feita:

• Baseado em Conteúdo, quando o sistema recomenda ao usuário produtos que sejam semelhantes ao que ele preferiu no passado.

• Filtragem Colaborativa que consiste na recomendação de itens que pessoas com gosto semelhante preferiram no passado.

Exemplo de Filtragem Colaborativa.

• Sistemas Híbridos que combinam as duas abordagens mencionadas, tentando fortificá-las e superar suas desvantagens.

Agora que já sabemos um pouco sobre a área, vamos entender mais sobre a pesquisa "Levantamento do Estado da Arte em Sistemas de filtragem de informação e de recomendação personalizada de recursos no contexto de redes sociais".

A equipe tem como objetivo criar estratégias para miniziar a dificuldade que as pessoas têm em escolher entre uma grande variedade de produtos/serviços que lhe são apresentadas. Atualmente, a pesquisa está no início e por enquanto está concentrada na busca por conhecimento sobre o assunto, tentando identificar possíveis dificuldades e limitações na área de Sistemas de Recomendação. É possível perceber pelo título, que a pesquisa tem foco na aplicação desses sistemas em redes sociais, tais como Facebook, Twitter e MySpace.

A pesquisa tem vinculação com o LIA - Laboratório de Inteligência Artificial (inserida no Grupo de Modelos Computacionais e Cognitivos) e com o Grupo PET Computação. O projeto está sob a orientação do Prof. Dr. Evandro de Barros Costa, da Universidade Federal de Alagoas e participante do programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFCG, tendo como orientando o petiano Janderson Jason Barbosa Aguiar.

Caso tenha se interessado pela área e queira se informar mais sobre o assunto, sugiro pesquisar sobre KDD ( extração de conhecimento, do inglês knowledge-discovery in databases ), filtragem de informação e como trabalhar com um grande número de dados que são tópicos que o pesquisador da área deve ter conhecimento. Se quiser obter mais informações sobre a pesquisa, entre em contato com o petiano Janderson Aguiar pelo e-mail janderson.aguiar@ccc.ufcg.edu.br

Jornal PETNews - Edição: Jessika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Joseana Fechine
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