Coluna do Egresso por Eliane Araújo
Por Eliane Araújo
(elianearaujo@gmail.com)
23 de novembro de 2013




O PET ocupou parte central de minha graduação em Computação aqui na UFCG. Na época, havia poucas bolsas e não existiam projetos em parceria com empresas. Participar do programa era uma oportunidade desejada por grande parte dos alunos. Realmente sentíamos que fazíamos parte de algo especial. O PET era Programa Especial de Treinamento, antes da mudança de nomenclatura e de linha de atuação que o caracteriza hoje.

Entrei no grupo logo no segundo período e permaneci até o final do curso. O grupo era composto por 12 integrantes e inicialmente nossa tutora era a professora Fátima Camelo. Havia diversos concluintes e alunos de períodos mais à nossa frente.

Na nossa primeira reunião, os veteranos nos passaram uma atividade “trote”. Tivemos que lixar os móveis que estavam sendo pintados para a sala do PET para dar um efeito de “mármore sintético” (!). Nós, feras, fomos. Era uma tinta verde com cheiro terrível. E o nosso “local de trabalho” era no segundo andar do bloco CN, na passagem do ambiente dos professores.

Após alguns meses houve uma grande renovação no grupo. Fátima saiu dando lugar ao professor Jacques. Fizemos grandes coisas sob a tutoria do professor Jacques. Chamava à atenção a união e o sentimento de grupo que tínhamos. Aprendemos muito uns com os outros, até porque o grupo era composto por alunos de períodos diversos. Entretanto, aprendemos muito mais com a estreita convivência com o nosso tutor. Para além do aprendizado técnico, levamos para casa lições sobre cultura, filosofia, tolerância, respeito, vida...

Acredito que o PET foi um dos motivos mais importantes por eu ter optado pelo curso de Computação em detrimento do curso de Direito (que eu também havia começado a cursar no mesmo período). E ao professor/tutor Jacques, credito o meu encantamento pela profissão de docente. Estar na UFCG ensinando ao lado do meu ex-tutor é motivo de muita alegria e orgulho para mim.

Aos atuais integrantes do PET deixo meus parabéns pelo trabalho que vêm fazendo e pelo “amor à camisa” que vocês demonstram. Aos colegas egressos um abraço carinhoso. É curioso como o ex-petiano parece estar em casa no PET! Boa sorte a todos.

Editora: Isabelly Cavalcante

Jornal PETNews - Edição: Rafael Rêgo - Revisão: Lívia Sampaio
Grupo PET Computação UFCG, 2013. All rights reserved.