TransOS: O sistema operacional em nuvem.
Por Natasha Bezerra
(natashabs@gmail.com)
Está sendo criado por chineses, o primeiro sistema operacional em nuvem.

Os chineses Yaoxue Zhang e Yuezhi Zhou, da Universidade de Tsinghua, estão desenvolvendo o primeiro sistema operacional (SO) para a tecnologia em nuvem, o TransOS. Uma multi-plataforma, um SO baseado em nuvem.

A intenção é, invés de ter um sistema operacional local, cada computador funcione como um terminal que busque na nuvem, tudo que precisa para rodar, como programas, arquivos e comandos básicos de controle da máquina.

Um SO dessa natureza seria muito diferente dos usados atualmente, no qual, o software é fortemente ligado ao hardware da máquina onde executam.

Com o TransOS, o sistema é independente do hardware. Além de que, não é necessário que o computador armazene na memória as partes do SO que não estão sendo utilizadas.

SO como Linux, Windows, Apple OS entre outros, rodariam como

O código do SO é armazenado em um servidor na nuvem, possibilitando a conexão de "terminais". Para que um terminal conecte-se ao SO em nuvem é preciso um software simples para dar o boot e conectar-se à rede dinamicamente. Então, o TransOS envia para o terminal o código que possibilita o acesso às opções abertas ao respectivo usuário, podendo ser um emulador windows ou linux. O TransOS é chamado apenas quando solicitado e os programas são acessados normalmente.

Relação entre TransOS, BIOS e SO tradicional.

Por ser independente, o TranOS pode ser atualizado constantemente, sem preocupação de quem o utiliza. Além de oferecer a facilidade dos aplicativos em nuvem que é o acesso fácil aos aplicativos e arquivos, lidos de qualquer computador com acesso à internet.

Based-cloud.

De acordo com os pesquisadores chineses, o TransOS não se limitará a computadores pessoais. Será também disponibilizado para aparelhos móveis e aparelhos domésticos.

Mais informações:

http://www.chinacloud.cn/upload/2012-10/12101315477588.pd

Jornal PETNews - Edição: Jéssika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Maria
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.