As Primeiras Linguagens de Programação
Por Gleyser Guimarães
(gleyser.bonfim.guimaraes@ccc.ufcg.edu.br)
Na edição anterior ilustramos a pré-história das linguagens de programação. Prosseguiremos abordando o surgimento das primeiras linguagens de programação que foram desenvolvidas após a introdução dos compiladores na década de 50. Programar, que era até então a atividade de mudar fios de local ou perfurar cartões, recebeu o auxilio de diversas linguagens que introduziram facilidades e recursos tornando assim a programação mais fácil e menos suscetível a erros.

Em 1942 foi criada a 1º linguagem de programação de alto nível do mundo, chamada de Plankalkul. Esta linguagem foi criada pelo alemão Konrad Zuse que também projetou e construiu o primeiro computador eletromecânico, o Z3, constituído por relés, que efetuava cálculos, era programável e exibia os resultados em fita perfurada. Era possível trabalhar com números de ponto flutuante e em binário.

Konrad Zuse trabalhando no projeto do Z3

A linguagem Plankalkul foi considerada uma revolução na dinâmica das linguagens de programação pois introduziu técnicas e opções inovadoras, tais como: atribuições, expressões aritméticas, adição dos tipos derivados(inteiros, real, arranjos), laços e repetição, dentre outras. Zuse criou vários algoritmos, dentre eles: algoritmos de ordenação, busca em grafos, entre outros.

Mesmo com o advento da linguagem Plankalkul, programar ainda era uma atividade trabalhosa e bastante suscetível a erros. Na maioria dos casos era mudar a posição de fios ou furar cartões. Era necessário muito tempo, bastante atenção e dedicação por parte dos programadores. Para que se tenha ideia, os números de ponto flutuante deviam ser armazenados em uma certa posição e sempre que fossem manipulados o programador deveria saber a posição e o endereço de destino. Era fundamental que novas formas fossem definidas para tornar a programação mais fácil.

Equipe de programadores trabalhando com cartões perfurados e registro em fitas

Por volta da década de 50, surgiram os primeiros compiladores, o que proporcionou o surgimento de uma nova linguagem de programação que atendia aos anseios dos programadores. Tratava-se da linguagem Fortran que foi desenvolvida a partir de um projeto da IBM liderado por John Backus. Inicialmente não havia a compilação modular e como os programas começaram a crescer bastante, a compilação de todo o código do programa tornou-se um grave problema. Com isso foi lançada a versão Fortran II onde havia a possibilidade de executar módulos, e não programas inteiros. Essa linguagem é utilizada até hoje e foi a primeira a torna-se popular entre a comunidade de programação.

John Backus, o pai da linguagem Fortran

Em meados de 1956, em uma conferência de Inteligência Artificial, foi apresentado um programa de raciocínio escrito em IPL(Information Processing Language). Logo em seguida, John McCarthy utilizando a possibilidade de desenvolver listas encadeadas em IPL, desenvolveu a linguagem Lisp, a primeira linguagem funcional.Lisp possibilitava novas opções que não eram possíveis de serem desenvolvidas em Fortran, como: recursão, expressões condicionais e funções de alta ordem. Lisp tornou-se a linguagem mais popular para a Inteligência Artificial.

John McCarthy trabalhando na linguagem Lisp.

Nos anos seguintes surgiram várias linguagens de programação. Cada empresa tinha sua própria linguagem e várias linguagens eram desenvolvidas no âmbito da universidade, todavia não havia padronização entre as linguagens porque cada máquina necessitava de um tipo de linguagem própria. Para resolver essa questão foi formado, em 1958, um comitê para estabelecer um projeto que desenvolvesse uma linguagem universal, independente de máquina.

Com o desenvolvimento do projeto, surgiram então três projetos: Algol - 58, que foi a primeira proposta de linguagem universal; Algol - 60, que se tornou a versão mais conhecida; e Algol - 68, que era uma versão mais poderosa, porém menos conhecida. Os comitês tornaram-se mais numerosos e todas as demais linguagens desenvolvidas após 1958 utilizaram ideias de Algol.

Comitê formado em 1958 que pretendia desenvolver uma linguagem universal.

Em 1972 foi lançada a linguagem Smalltalk que foi implementada como um compilador de bytecode. O código era de fato compilado, porém não para a linguagem de máquina nativa do computador que executava a aplicação, mas para uma linguagem de máquina de um computador que não existia: a máquina virtual. A vantagem desse esquema que foi criado com o Smalltalk é que a linguagem tornou-se extremamente portável. Além disso era totalmente orientada a objetos, onde tudo é objeto: variáveis, constantes, classes. Até mesmo expressões são realizadas na forma de operações entre objetos. Exemplo: 1+2=1.sum(2). Novas possibilidades foram introduzidas com Smalltalk, tais como: sobrecarga, polimorfismo, herança, dentre outros.

Para se implementar um algoritmo em um computador, é necessário descrevê-lo de uma forma que o computador esteja apto a executá-lo. Essa descrição é feita por intermédio de uma linguagem de programação. Nesse contexto é primordial conhecermos o desenvolvimento das primeiras linguagens para que possamos entender a herança que foi deixada para as linguagens que são mais utilizadas nos dias atuais. Nas próximas edições, continuaremos abordando as linguagens de programação, mais especificamente, a história das linguagens que são abordadas ao longo do curso

Jornal PETNews - Edição: Jéssika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Maria
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.