Suplementos Alimentares
Por Igor Cruz
(igor.cruz@ccc.ufcg.eu.br)
Suplementos alimentares são usados abundantemente por pessoas que praticam diversos esportes. Quando tomados adequadamente, seus efeitos podem ser satisfatórios, mas tomá-los indiscriminadamente podem causar diversos danos à saúde.

Suplementos alimentares são substâncias produzidas quimicamente que fornecem proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define suplementos vitamínicos ou minerais como alimentos que ajudam a complementar a dieta diária de uma pessoa saudável. Esses produtos não substituem a alimentação nem servem como dieta exclusiva, já que não possuem todos os nutrientes necessários ao corpo humano.

São divididos em várias categorias como:

  • Hipercalóricos: São compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais,ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo. Possuem alto valor energético;
  • Proteicos: Possuem grande quantidade de proteínas e aminoácidos e auxiliam na formação muscular;
  • Termogênicos: Auxiliam na perda de gordura corporal;
  • Antioxidantes: Atuam na limpeza do organismo e ajudam a eliminar radicais livres;
  • Polivitamínicos e Minerais: Possuem elevadas concentrações de vitaminas e sais minerais;

Esses produtos são utilizados por praticantes de atividades físicas, como fisiculturistas, para auxiliar na alimentação e como aditivo para melhorar o desempenho e encurtar o tempo de recuperação muscular.

Por outro lado, quando são usados sem consultar um especialista, os suplementos alimentares podem causar sobrecarga hepática e renal, pois todo alimento é metabolizado pelo fígado e excretado pelos rins. Segundo a nutricionista Graziela Dias Parisotto, esses produtos podem causar um aumento no peso. "Dependendo do tipo de suplemento e do modo como for administrado pode sim, aumentar o peso. Por isso, deve-se procurar uma nutricionista para que seja feita a devida orientação. No caso dos hipercalóricos e hiperproteicos pode-se ter um aumento significativo do peso, caso seja ingerido de forma inadequada".

É importante ressaltar que, primeiramente, o mais importante é consultar um profissional especializado para que este possa realizar os devidos testes e indicar se você deve ou não fazer uso de suplementos alimentares.

"Em geral, nove décimos da nossa felicidade baseiam-se exclusivamente na saúde. Com ela, tudo se transforma em fonte de prazer." (Arthur Schopenhauer)

Referências:

Jornal PETNews - Edição: Jéssika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Maria
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.