Agenda - Novembro/Dezembro 2012.
Por Savyo Igor da Nóbrega Santos
(savyo.santos@ccc.ufcg.edu.br)
Eventos na área de Cloud Computing e defesas de dissertações da COPIN/UFCG são destaques da agenda científica. Na agenda cultural, o destaque vai para a programação dos 49 anos do Teatro Severino Cabral.




Agenda Científica

26/11 a 30/11 - Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE)

O CBIE 2012 acontecerá no período de 26 a 30 de novembro na capital carioca (Rio de Janeiro) e representa a união dos seguintes encontros: XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e XVIII Workshop de Informática na Escola. O evento visa reunir profissionais, estudantes e pesquisadores da área de Computação Aplicada à Educação para discutir temas relacionados aos últimos avanços da área. Sua programação inclui minicursos, palestras, mesas redondas, assim como exposição de trabalhos da área.

26/11 a 27/11 - IEEE Latin American Conference on Cloud Computing and Communications (LatinCloud)

O LatinCloud 2012 é uma conferência realizada anualmente que tem o apoio da IEEE em que são apresentados os avanços e os trabalhos recentes na área de Cloud Computing. Em 2012, o evento será realizado em Porto Alegre-RS e conta, na sua programação, com apresentações de trabalhos, além de sessões técnicas com profissionais dessa área, como Andrey Brito e Francisco Brasileiro, professores e pesquisadores da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (DSC/CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

26/11 - Defesa da Dissertação de Mestrado de Diego Cavalcanti (UFCG)

O aluno Diego Cavalcanti, mestrando da COPIN/DSC/CEEI/UFCG, apresentará sua dissertação de mestrado, cujo título é “Estudo do Uso de Vocabulários para Analisar o Impacto de Relatórios de Defeitos a Código-fonte”, no Auditório do SPLab (Laboratório de Práticas de Software) às 10 horas. A banca examinadora será composta pelos professores Dalton Serey (Orientador/DSC/UFCG), Tiago Massoni (DSC/UFCG) e Christina von Flach (DCC/UFBA).

27/11 - Defesa de Exame de Qualificação de Gustavo Soares (UFCG)

O aluno Gustavo Soares, doutorando da COPIN/DSC/CEEI/UFCG, apresentará sua defesa de Exame de Qualificação, cujo título é “Uma Técnica para Testar Ferramentas de Refactoring”, no Auditório do CEEI (Centro de Engenharia Elétrica e Informática) às 8 horas e 30 minutos. A banca examinadora será composta pelos professores Rohit Gheyi (Orientador/DSC/UFCG), Tiago Massoni (DSC/UFCG), Patrícia Machado (DSC/UFCG), Alessandro Garcia (PUC Rio) e Paulo Borba (CIn/UFPE).

04/12 - Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco (WESS)

O WESS 2012 será realizado na cidade de Petrolina-PE e visa reunir estudantes e profissionais da área de Engenharia de Software para discutir e aprofundar discussões sobre assuntos e pesquisas atuais dessa área. A 3ª edição do evento tem o tema “Web Semântica, Métodos Experimentais e Desenvolvimento em Engenharia de Software” e sua programação conta com palestras e sessões técnicas com professores de Engenharia de Software do Nordeste.

07/12 - Defesa de Dissertação de Mestrado de Tiago Albuquerque (UFCG)

O mestrando da COPIN/DSC/CEEI/UFCG Tiago Albuquerque apresentará sua dissertação de mestrado, cujo título é “Sumarização Automática de Vídeos de Sessões de Testes de Usabilidade”, no Auditório do CEEI às 14 horas. A banca examinadora será composta pelos professores Eustáquio Rangel (Orientador/DSC/UFCG), Herman Gomes (Orientador/DSC/UFCG), Joseana Fechine (DSC/UFCG) e Maria Elizabeth Furtado (UNIFOR).



Agenda Cultural

08/11 a 30/11 - Salão de Artes Visuais do Sesc 2012

O projeto Salão de Artes Visuais do Sesc Paraíba está em Campina Grande-PB e contempla pinturas, desenhos, fotografias e vídeos em homenagem à obra da artista plástica Lili Brasileiro.







24/11 - Sorriso Maroto em Campina Grande

A banda de pagode Sorriso Maroto, intérprete da música “Assim você mata o papai” fará um show no final do mês de novembro na casa de shows Mastodonte, em Campina Grande-PB, juntamente com a cantora de forró Eliane.

24/11 - Natiruts em João Pessoa

A banda de reggae Natiruts fará uma apresentação no Jacaré Pop, na capital paraibana (João Pessoa-PB). Além dela, também farão parte do evento as bandas Indahouse e o cantor Seu Madruga.

26/11 a 01/12 - 49 anos do Teatro Municipal Severino Cabral

O Teatro Municipal Severino Cabral comemora 49 anos no fim de novembro e a comemoração será durante a semana de 26 de novembro a 1º de dezembro, com apresentações de dança, stand-up comedy, monólogo “Simplesmente eu” com a atriz Beth Goulart e, para encerrar a semana, um show exclusivo da cantora paraibana Elba Ramalho.

06/12 a 09/12 - Carnatal

Considerada a maior micareta do Nordeste e uma das maiores do Brasil, o Carnatal é realizado na capital potiguar e reúne vários artistas que desfilam em trios elétricos por um percurso de cerca de quatro quilômetros. A 22ª edição do evento traz uma novidade: a dupla sertaneja Jorge e Mateus abrirá o evento, puxando o bloco alternativo Pirraça. Além dela, o evento conta com as bandas Chiclete com Banana, Asa de Águia, Jammil, Psirico, Parangolé, além dos cantores Tuca Fernandes, Tomate, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo e Cláudia Leitte.


Aproveite esse período da melhor forma possível

Jornal PETNews - Edição: Jéssika Renally - Revisão: Tiaraju Smaneoto e Lívia Maria
Grupo PET Computação UFCG, 2012. All rights reserved.